Amazonas
Governo divulga o plano de vacinação para o Amazonas; veja a íntegra do documento
Ao todo, serão 306 mil doses da Coronavac, que serão destinadas a grupos prioritários conforme as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI), preconizado pelo Ministério da Saúde (MS).
Com a entrega das primeiras 256 mil doses de vacina contra a Covid-19, do Governo Federal, e mais 50 mil doses do Governo de São Paulo, o governo do Amazonas informou que dará início à execução do Plano Operacional da Campanha de Vacinação. Ao todo, serão 306 mil doses da Coronavac, que serão destinadas a grupos prioritários conforme as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI), preconizado pelo Ministério da Saúde (MS).
A primeira fase do Plano prevê a vacinação de povos indígenas vivendo em Terras Indígenas, trabalhadores de saúde, pessoas de 80 anos ou mais, pessoas de 75 a 79 anos, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, que somam um total de 262.142 pessoas.
O Plano Operacional está publicado no site da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI), preconizado pelo MS.
Ainda devem ser incorporadas novas diretrizes após reunião orientativa com representantes nacionais do PNI na tarde de hoje. “O estado do Amazonas é acostumado a realizar campanha de vacina, e a da Covid-19 vai ser uma das campanhas. Hoje, no final da tarde, chegam as primeiras doses e haverá uma reunião para definir alguns detalhes. Mas a vacina chega hoje”, garantiu.
O governo informou que possui contêineres refrigerados para armazenagem das vacinas e cerca de 440 mil seringas e agulhas em estoque e que adquiriu mais de 1,5 milhão de seringas e agulhas, que serão entregues pelo fornecedor até o dia 25 de janeiro.
A FVS-AM informou que começou a instalar, no último domingo (17/01), três containers refrigerados com sistema de inteligência artificial, destinados para armazenagem de vacinas.
Interior
No interior, os municípios de São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e São Paulo de Olivença serão os que receberão a maior quantidade de doses de vacina nesta primeira fase de vacinação contra a Covid-19 no Amazonas.
Segundo o plano, São Gabriel da Cachoeira irá receber 16.393 doses da vacina – é o município com a maior população indígena do Brasil, e indígenas vivendo em terras indígenas estão no primeiro grupo prioritário para a vacinação. Tabatinga, por sua vez, terá 13.110 doses e São Paulo de Olivença, 10.766. Serão os únicos três municípios do interior com mais de dez mil doses da vacina nesta primeira fase, conforme o plano.
Benjamin Constant é a quarta cidade com maior quantidade de doses: 9078; Autazes terá 7812 doses. A partir daí, os números começam a ser mais semelhantes. Parintins, a cidade mais populosa do interior do Amazonas, terá à sua disposição 4974 doses da vacina. Itacoatiara, a segunda mais populosa, terá 4537 pessoas vacinadas na primeira fase. Itapiranga será a cidade com o menor número de doses: 378.
Veja neste link a íntegra do plano do governo.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário