Mundo
Paquistão suspende serviço de trem para a Índia e proíbe filmes sobre mudança na Caxemira
O Paquistão suspendeu seu principal serviço ferroviário para a Índia na quinta-feira e proibiu os filmes indianos, uma vez que exerceu pressão diplomática sobre Nova Délhi por revogar o status especial da Caxemira, a região no centro de 70 anos de hostilidade entre eles.
O governo do primeiro-ministro Narendra Modi retirou esta semana a maioria muçulmana de Jammu e Caxemira para enquadrar suas próprias leis e permitiu que pessoas de fora da região comprassem propriedades em uma tentativa de apertar o controle sobre a região.
A Caxemira permaneceu sob um blecaute nas comunicações na quinta-feira, com redes móveis e serviços de Internet suspensos e pelo menos 300 políticos e separatistas em detenção para evitar protestos, segundo a polícia, a mídia e os líderes políticos.
Os líderes da Caxemira alertaram para uma reação adversa e o Paquistão, que também reivindica o território do Himalaia, prometeu lutar pelos direitos das pessoas que vivem lá.
“O Paquistão está olhando para opções políticas, diplomáticas e legais”, disse o ministro das Relações Exteriores, Shah Mehmood Qureshi, em entrevista coletiva em Islamabad, apesar de ter descartado um novo conflito militar.
Fonte: Reuters
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário