Conecte-se conosco

Amazonas

TCE recomenda que governo do Amazonas publique dados sobre mortos por Covid-19

Manaus está em sexto lugar entre os municípios com mais casos de Covid no Brasil. E em sexto lugar no ranking dos municípios com maior número de óbitos.

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) aprovou, nesta quarta-feira (19), o envio de uma recomendação ao Governo do Estado para que publique, em caráter oficial, os dados com o número de óbitos no Amazonas em decorrência da Covid-19 no período de 1º a 19 de agosto deste ano.

A proposta foi aprovada por unanimidade. “O Tribunal de Contas vem acompanhando as ações de combate e enfrentamento à pandemia do novo coronavírus em nosso Estado e recomendará ao Governo que torne as informações ainda mais claras e transparentes”, afirmou o presidente do TCE, conselheiro Mario de Mello.

O 18horas apurou que, pelos números oficiais, foram registradas 157 mortes, entre os dias 1 e 18 deste mês.

Manaus está em sexto lugar entre os municípios com mais casos de Covid no Brasil. E em sexto lugar no ranking dos municípios com maior número de óbitos. Amazonas está em quarto lugar no número de mortes por Covid no Brasil (com 3.524 óbitos). Só perde para SP (8.865), RJ (4.829) e BA (3.926).

A recomendação foi sugerida pelo conselheiro Josué Filho após a divergência de dados contabilizados por um conglomerado da imprensa nacional e os dados divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Segundo a FVS, a divergência se dá por conta de uma mudança nos critérios de contabilização de óbitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Para o conselheiro, o Governo do Estado vem divulgando os dados em formato de estatísticas o que acaba por não tornar clara as informações. “Peço que o governador (Wilson Lima) divulgue os dados em números, especialmente nesse período de 1º a 19 de agosto, para termos a real noção do cenário da Covid-19 no Estado”, pediu o conselheiro Josué Filho.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =