Notícias
Manaus tem qualidade do ar entre muito ruim e péssima neste Dia das Crianças de 2026, aponta AppSelva
O Índice de Qualidade do Ar (AQI+) chegou a 195 por volta das 6h (classificado como “insalubre” pela plataforma IQAir).
A qualidade do ar em Manaus nesta segunda-feira, Dia das Crianças (12 de outubro de 2026) é considerada insalubre e muito ruim devido à densa camada de fumaça provocada por queimadas na Região Metropolitana. O Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (AppSelva), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), também aponta níveis críticos de poluição na capital, apontou entre muito ruim e péssima, na maioria das regiões da cidade.


O Índice de Qualidade do Ar (AQI+) chegou a 195 por volta das 6h (classificado como “insalubre” pela plataforma IQAir). Pelo quinto dia consecutivo, a cidade registra uma das piores qualidades do ar do país. A concentração de partículas finas atingiu 123 µg/m³.
A Prefeitura de Manaus suspendeu eventos ao ar livre (como faixas liberadas), e a Defesa Civil recomenda o uso de máscaras e a redução de esforços físicos ao ar livre.
A qualidade do ar é considerada boa pelo Selva quando a concentração de partículas fica entre 0 e 25 µg/m³. Acima desse nível, os índices passam por classificações que variam de moderada a péssimo, conforme a escala utilizada pelo Sistema Selva.
Diante do avanço dos incêndios, uma comitiva do Governo Federal sobrevoou áreas afetadas no estado no domingo (11). Após inspecionar pontos críticos, como a região de Autazes, a equipe classificou a situação como preocupante e destacou indícios de queimadas criminosas no interior da mata nativa.
“Mais grave do que eu imaginava depois de fazer o sobrevoo, porque nós identificamos muitos focos de incêndio no meio da floresta preservada. Inúmeros focos”, afirmou o ministro do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco, cobrando a punição dos infratores.
Para reforçar as ações de combate no terreno, o Governo Federal confirmou a mobilização de uma frota de 11 aeronaves — incluindo aviões modelos Air Tractor e aeronaves C-390 —, além do envio de brigadistas do Ibama. No sábado (10), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) já havia reconhecido a situação de emergência em 36 municípios amazonenses.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário