Conecte-se conosco

Brasil

Dona do Instagram recua após remover perfil que fez vídeo com Porchat sobre Vorcaro, Igreja Lagoinha e Flávio Bolsonaro

Filme do ‘Revelando Brasil’ sobre Caso Master já tem mais de dois milhões de visualizações no Youtube, mas página no Instagram havia sido removido nesta manhã.

A conta do Revelando Brasil, projeto que publicou um vídeo sobre o caso Master com narração do humorista Fábio Porchat, foi reativada horas após ser derrubada no Instagram, na manhã desta quarta (23). A Meta afirmou que a página foi restaurada “após uma revisão interna”, e pediu desculpas.

Vídeo alcança dois milhões de visualizações

O “Revelando” é um projeto especial do podcast Calma Urgente, e traz reportagens em vídeo sobre temas diversos. Nesta terça (22), foi publicado o vídeo sobre o caso do Banco Master, relacionando as histórias de Daniel Vorcaro, a Igreja Batista da Lagoinha e políticos, incluindo o candidato Flávio Bolsonaro (PL). Em 24 horas, o vídeo de 30 minutos alcançou dois milhões de visualizações no YouTube.

O material no YouTube não foi desativado. A remoção atingiu apenas a conta do “Revelando” no Instagram, onde tem mais de 100 mil seguidores. O post do vídeo do caso Master no perfil do Instagram já recebeu 447 mil curtidas e mais de 100 mil compartilhamentos.

Porchat se manifesta após reativação do perfil

À tarde, após a reativação do perfil, o “Revelando” publicou um vídeo de Fábio Porchat se manifestando sobre a polêmica. Ele frisou que o vídeo não contava mentiras, mas fatos “amplamente reportados pela imprensa”.

— O vídeo não era campanha, não era calúnia, não era racismo, era uma lista de fatos, todos eles amplamente reportados pela imprensa e explicados de uma forma acessível para todo mundo. A gente mostrou as relações estreitas que existem entre políticos como Flávio Bolsonaro, Nicolas Ferreira, a Igreja Batista da Lagoinha, Daniel Vorcaro e o STF. Depois de muita pressão, a página voltou para o ar, mas a gente não sabe por quanto tempo — afirmou Porchat.

Meta pede desculpas após restaurar conta

A remoção aconteceu sem maiores explicações, segundo o Calma Urgente. Procurada, a Meta confirmou a reativação da página:

“Após uma revisão interna, restauramos a conta mencionada pela reportagem. Pedimos desculpas pela inconveniência”, enviou em nota.

Remoção repercute nas redes sociais

A notícia da remoção da página foi publicada pela Folha de S. Paulo na manhã desta quarta e vinha repercutindo nas redes. Apoiadores do Calma Urgente e seguidores de Fábio Porchat acusavam a Meta de ‘perseguição política’ e cobravam explicações.

O vídeo do caso Master foi o segundo publicado pelo “Revelando”. O primeiro material foi sobre eugenia no Brasil, com narração da atriz Samara Felippo.

Veja o vídeo:


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × dois =