Brasil
PRF apreende em RO mais de 70 kg de mercúrio para garimpo ilegal em carro que saiu de Manaus
Ação também resultou na apreensão de uma arma de fogo e pequena quantidade de ouro.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia informou que apreendeu 72,4 quilos de mercúrio transportados ilegalmente em uma caminhonete, além de uma pistola carregada com 15 munições e 6,5 g de ouro. A ocorrência foi registrada no quilômetro 138 da BR-319, no município de Porto Velho/RO, na noite de quinta-feira (06/08).
A ação teve início no momento em que, após análise de risco, uma equipe policial abordou um automóvel, que vinha de Manaus (AM) com destino a Porto Velho/RO. Na entrevista aos ocupantes, os policiais perceberam comportamento suspeito e contradições quanto às informações prestadas sobre a viagem.
Em razão da suspeita de possíveis práticas ilícitas, os policiais realizaram uma busca veicular minuciosa. Ao inspecionar a carroceria, foi localizado um estepe vazio, cujo peso era incompatível com o peso convencional de um pneu. Em seu interior, foram encontrados dois recipientes metálicos contendo mercúrio, uma substância altamente tóxica, que traz graves riscos de contaminação ao meio ambiente e à saúde humana. O homem confessou que o material seria utilizado na atividade de garimpo.
Ainda na vistoria ao veículo, os policiais localizaram uma pistola calibre .380, carregada com 15 munições, escondida em compartimento oculto. Com a passageira, foi encontrado um pacote plástico contendo 6,5 gramas de ouro. Também foram apreendidos quantias em dinheiro nacional e estrangeiro, joias e aparelhos celulares.
Diante do flagrante, foi dada voz de prisão aos suspeitos pela prática, em tese, dos seguintes crimes: usurpação de bem ou matéria-prima da União, previsto no art. 2º da Lei nº 8.176/1991; produzir, comercializar, transportar ou ter em depósito produto ou substância tóxica, previsto no art. 56 da Lei nº 9.605/1998; e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, previsto no art. 14 da Lei nº 10.826/2003.
A dupla foi encaminhada, juntamente com os materiais apreendidos, ao Departamento de Flagrantes da Polícia Civil de Porto Velho/RO.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário