Brasil
Até 25 meteoros por hora: chuva de estrelas poderá ser vista na madrugada desta sexta,31/7
Especialistas recomendam procurar áreas afastadas das luzes das cidades entre 1h30 e 2h para aumentar as chances de observar o espetáculo.
A chuva de meteoros que cruza o céu neste fim de julho terá seu pico de atividade na madrugada desta sexta-feira (31). Em condições favoráveis de observação, será possível avistar até 25 meteoros por hora, segundo a Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O fenômeno poderá ser observado a olho nu, sem necessidade de telescópios ou binóculos. No entanto, a presença da Lua cheia deve reduzir a visibilidade dos meteoros mais fracos.
De acordo com o astrônomo Marcelo De Cicco, membro da Sociedade Brasileira de Astronomia e coordenador do projeto Exoss, dedicado ao monitoramento de meteoros, o melhor momento para acompanhar o fenômeno será entre 1h30 e 2h da madrugada.
Para aumentar as chances de observação, a recomendação é procurar um local escuro, afastado da iluminação das cidades, e direcionar o olhar para uma ampla região do céu, sem se concentrar em um único ponto.
Quem pretende registrar o espetáculo em fotografias deve posicionar a câmera em uma área distante do brilho da Lua e utilizar exposições prolongadas, de aproximadamente 10 segundos, além de configurar um valor elevado de ISO para captar melhor a luminosidade dos meteoros.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário