Conecte-se conosco

Brasil

Anvisa interdita lote de repelente por falha em substância contra mosquito

Teste apontou resultado insatisfatório em composto que garante proteção contra mosquitos; lote não pode ser vendido nem usado.

anvisa-interdita-lote-de-repel

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição de um lote do repelente Repele Mavaro após a identificação de falha em um dos componentes responsáveis por afastar insetos. A decisão foi publicada, nesta quarta-feira (20/5), no Diário Oficial da União.

Lote suspenso pela Anvisa

A medida atinge o Lote 61/411 do produto, fabricado pela empresa Mavaro Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda. Com a interdição cautelar, os itens não podem ser comercializados nem utilizados até a conclusão das análises e da investigação.

De acordo com a Anvisa, o problema foi identificado em um ensaio relacionado ao IR3535, substância usada em repelentes para proteção contra mosquitos e outros insetos. O teste apontou resultado considerado insatisfatório.

Suspensão vale até conclusão da análise

A interdição cautelar é uma medida adotada quando há indícios de irregularidade que possam comprometer a qualidade ou a eficácia do produto. Nesses casos, a suspensão vale até que a situação seja esclarecida.

Instituto Adolfo Lutz emitiu laudo

A agência informou que o laudo foi emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, referência em análises laboratoriais em São Paulo, e apontou desconformidade técnica. No entanto, não foram detalhados quais aspectos do teste apresentaram falha, como a concentração do composto ou o nível de eficácia do repelente.

Substância protege contra mosquitos

O IR3535, chamado quimicamente de butilacetilaminopropionato de etila, é um princípio ativo muito utilizado em repelentes. Ele atua afastando insetos, como o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, além de moscas, carrapatos e piolhos.

Produto pode perder eficácia

Quando há alteração nos parâmetros esperados dessa substância, o produto pode não oferecer o nível de proteção informado ao consumidor, o que motivou a ação da Anvisa.

O lote interditado permanece sob restrição até que a investigação seja concluída e sejam definidas as medidas cabíveis.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 − 1 =