Brasil
Governo prorroga presença das Forças Armadas no combate ao desmatamento na Amazônia Legal
om a decisão, fica estendido o prazo para a realização da Operação Verde Brasil 2, voltada para coibir a prática de crimes ambientais na região.
O governo federal decidiu prorrogar até 6 de novembro a presença das Forças Armadas na Amazônia Legal. Um decreto de Garantia da Lei e da Ordem, com a autorização, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, foi publicado nesta sexta-feira (10) no Diário Oficial da União.
Com a decisão, fica estendido o prazo para a realização da Operação Verde Brasil 2, voltada para coibir a prática de crimes ambientais na região. A operação é direcionada ao combate ao desmatamento ilegal e a focos de incêndio.
“Fica autorizado o emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem e em ações subsidiárias, no período de 11 de maio a 6 de novembro de 2020, na faixa de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais nos estados da Amazônia Legal”, diz o decreto.
A Amazônia Legal é uma área que engloba os nove estados que fazem parte da bacia do Rio Amazonas, sendo eles: Acre, Amapá, Amazonas, parte do Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O decreto anterior previa a presença das Forças Armadas na Amazônia Legal até esta sexta-feira.
Segundo a Agência Brasil, em quase um mês da Verde Brasil 2, “14 mil metros cúbicos de madeira ilegal foram confiscados, e mais de R$ 99 milhões em multas ambientais foram aplicados nesse período”.
A O Antagonista, Elisabeth Uema, secretária-executiva da Associação Nacional de Servidores da Carreira de Especialista de Meio Ambiente (Ascema), disse que a Verde Brasil 2 parece ser ‘midiática’.
Os fiscais do Ibama que participam da Verde Brasil 2 foram proibidos de destruir os equipamentos usados por grileiros e outros criminosos ambientais.
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, se recusou a informar quantas multas da Verde Brasil 1 foram pagas. A Verde Brasil 1 foi encerrada em outubro de 2019.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário