Conecte-se conosco

Amazonas

Bacias dos rios Solimões e Amazonas apresentam níveis dentro do esperado para a época do ano, aponta Boletim do SGB

Em Manaus, o rio Negro está no limite superior da faixa de normalidade em processo normal de enchente, registrando elevação acumulada de 31 cm nesta última semana.

O alerta inclui a navegação no rio Solimões. (Foto:Reprodução)

As bacias dos rios Solimões e Amazonas apresentam níveis normais e dentro do esperado para esta época do ano. É o que indica o 7° Boletim Hidrológico da Bacia do Amazonas, com dados de 18 de fevereiro deste ano, do Serviço Geológico do Brasil (SGB).

bacias-dos-rios-solimoes-e-amaNa Bacia do rio Solimões, a estação de Tabatinga (AM) continua em processo normal de enchente, com elevação de 32 centímetros (cm) nesta semana. O nível permanece no limite superior da faixa que indica normalidade. Em Fonte Boa (AM) foi registrada elevação de 18 cm, já em Itapéua e Manacapuru as subidas foram na ordem de 32 cm e 34 cm, respectivamente.

“As estações monitoradas apresentam níveis dentro do padrão para a época, mas no limite superior da faixa de normalidade”, infoma o Boletim do SGB.

Na Bacia do rio Amazonas, as estações localizadas no Careiro e Itacoatiara apresentaram uma elevação acumulada de 35 cm e 31 cm respectivamente, níveis dentro do esperado para esta época do ano. As estações de Parintins e Óbidos registraram subida similar, de 23 cm e 24 cm respectivamente. Já a estação de Santarém, a elevação foi de 31 cm.

Segundo o Boleitm do SGB, nas 5 estações monitoradas os níveis estão próximos das médias calculadas através das séries históricas de dados.

O rio Negro manteve recessão dos níveis nesta última semana, com descidas de 56 cm em São Gabriel da Cachoeira e 15 cm em Barcelos. Níveis dentro da normalidade para o período. Em Manaus, o rio Negro está no limite superior da faixa de normalidade em processo normal de enchente, registrando elevação acumulada de 31 cm nesta última semana.

O rio Branco, principal afluente do Negro, se mantém com níveis dentro do esperado para a época nas estações monitoradas. Entretanto, na estação de Boa Vista, as descidas acumuladas nas últimas semanas trouxeram o cenário para o limite inferior da faixa de normalidade. A previsão é de que nas próximas duas semanas os níveis continuem descendo.

Na Bacia do rio Purus, o rio Acre em Rio Branco registrou forte descida, 1,95 m no acumulado, atingindo o limite inferior da faixa de normalidade para a época. Em Beruri os níveis permanecem muito próximos da média para esta época, com subida de 37 cm.

O rio Madeira em Porto Velho registrou uma descida relevante n acumulado de 15 dias, mesmo em período de enchente, na magnitude de 1,58 m. Nos últimos 3 dias houve a retomada do processo de subida, recuperando o nível em 28 cm, que agora figura abaixo da faixa de normalidade para o período. Em Humaitá, registrou-se uma descida acumulada de 51 cm e nível muito próximo da média para o período.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 2 =