Amazonas
Fecomércio-AM divulga pesquisa sobre intensão de compras do consunidor de Manaus para a Páscoa de 2026
A pesquisa, realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), levantou a intenção de compras do consumidor para a Páscoa 2026 com 1.036 entrevistados.
Um ovo de chocolate de excelente sabor (fator nº 1), vendido em supermercados ou via Instagram, com uma promoção progressiva (leve mais por menos), aceitando Pix e permitindo que o cliente retire na hora para garantir que o brinde chegue inteiro. Esta seria a estratégia perfeita desejada pelo consumidor de Manaus na hora da compra para a Páscoa de 2026, de acordo com pesquisa da Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio-AM).

A pesquisa, realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), levantou a intenção de compras do consumidor para a Páscoa 2026 com 1.036 entrevistados entre Homens e Mulheres maiores de 18 anos, na zona urbana de Manaus, nos dias 05 e 06 de fevereiro de 2026.
O resultado aponta que a grande massa dos consumidores (80%) pretende gastar na faixa entre R$ 51,00 e R$ 200,00. Destes, 63% provavelmente estarão comprando para a família inteira. E o produto favorito (39%) é o chocolate ao leite comprado nas prateleiras de supermercado.
A pesquisa aponta, ainda, que a grande maioria (97% ou 1.036 pessoas) respondeu que já está com o chocolate garantido na lista de compras. Apenas uma pequena fração 3% (37 pessoas) vai passar a data sem presentear com doces — talvez tenha “outras prioridades” falta de dinheiro, ou simplesmente por não celebrarem a data.
Entre os principais motivos para comprar, os resultados mostram uma divisão entre o emocional e o social. As crianças liderem. A Páscoa mantém um forte apelo lúdico (caça aos ovos, personagens, brindes). Para esse grupo, o chocolate é quase um brinquedo comestível. Também são citadas com destaque as compras guiadas pelo paladar, a tradição e a confraternização.
O varejo físico ainda domina as intenções de compra para o chocolate e os supermercados (47%) continuam sendo o destino número um, aponta a pesquisa. Isso se deve a três fatores principais: 1) Praticidade: resolver a compra do almoço e o presente no mesmo lugar; 2) Variedade: ter diversas marcas e faixas de preço lado a lado; 3) Promoções: as famosas “parreiras” de ovos facilitam a comparação imediata de preços.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário