Brasil
Pesquisa mostra que 66% dos universitários endividados já cortaram itens básicos para pagar mensalidade
Levantamento da Serasa revela ainda que 48% trancaram o curso por não conseguirem manter o pagamento das mensalidades em dia.
Para conseguir pagar as mensalidades de universidades, 66% dos estudantes com dívidas ativas junto às instituições de ensino já deixaram de comprar itens básicos, como alimentação, transporte e água. É o que revela uma pesquisa da Serasa, em parceria com o instituto Opinion Box, que aponta ainda que 48% dos entrevistados trancaram o curso por não conseguirem manter o pagamento das mensalidades em dia.
O levantamento ouviu 936 universitários com dívidas em aberto em todo o país e mostra que o endividamento impacta até mesmo o rendimento acadêmico. Entre os entrevistados, 26% afirmam ter enfrentado problemas de concentração nas aulas devido à inadimplência. Além disso, 91% relatam que a situação afetou, de alguma forma, a saúde mental.
Entre os principais motivos apontados para o endividamento com as instituições de ensino estão o desemprego (28%), a priorização de outras contas (21%), a redução da renda (10%) e a desorganização financeira (9%). Apesar das dificuldades, 57% dos estudantes endividados pretendem voltar aos estudos ainda neste ano, segundo a pesquisa.
Em relação ao tempo de inadimplência, a pesquisa indica que 61% das dívidas com instituições de ensino estão pendentes há mais de um ano, sendo que 18% já ultrapassam cinco anos. Em 71% dos casos, o valor em aberto chega a até R$ 5 mil.
Como renegociar
Ainda assim, 89% consideram muito importante quitar a dívida com a universidade. Para ajudar na regularização das pendências, a Serasa disponibiliza mais de 7,4 milhões de ofertas em todo o país para renegociação com 78 instituições de ensino, entre elas Anhanguera, Estácio e Pravaler.
Somente no Rio de Janeiro, mais de 190 mil estudantes podem negociar suas dívidas com descontos de até 90% por meio da plataforma Serasa Limpa Nome. Ao todo, são mais de 480 mil ofertas disponíveis no estado.
Os interessados podem consultar as condições pelo aplicativo da Serasa (disponível para Android e iOS), pelo site da Serasa ou pelo WhatsApp, no número (11) 99575-2096.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário