Conecte-se conosco

Amazonas

Conectividade adequada das escolas públicas no Amazonas está abaixo da média nacional, aponta MEC

O Ministério da Educação (MEC) registrou avanço na inclusão digital das escolas públicas brasileiras.

conectividade-adequada-das-esc

Dados atualizados da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), do Ministério da Educação (MEC), indicam que 70% das unidades escolares do país já contam com conectividade adequada para fins pedagógicos, segundo parâmetros nacionais de qualidade definidos pelo Governo do Brasil.

conectividade-adequada-das-esc

Dados do Amazonas na Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec)

conectividade-adequada-das-esc

Dados de Manaus na Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec).

No Amazonas, o índice está abaixo da média nacional: só 59,2% das 5.152 escolas, estão nos parâmetros adequados. Em Manaus, o índice é de 75,1%.

No Estado, no caso das escolas estaduais, a adequação é de 55%, nas federais, 22,2% e, nas municipais, de 60,1%.

Ao todo, no Brasil, são cerca de 96 mil escolas com acesso à internet em padrão compatível com as demandas educacionais atuais (níveis 4 e 5), de um total de 137.847 unidades, beneficiando aproximadamente 24 milhões de estudantes em todo o território nacional.

Em termos regionais, a Região Sul alcançou 80,9% das escolas conectadas, seguida pelo Centro-Oeste, com 77,3%, e pelo Nordeste, com 72,0%. O Sudeste registrou 64,5%, e o Norte atingiu 60,5%, mantendo ritmo acelerado de crescimento, inclusive em áreas mais desafiadoras, de maior complexidade logística.

De acordo com o MEC, mais do que ampliar o acesso, os dados evidenciam que a Enec elevou o padrão da infraestrutura escolar no país. Atualmente, 98,7% das unidades escolares no País possuem energia elétrica adequada, frente a 96,6% em 2023. No mesmo período, o percentual de escolas com velocidade de internet adequada saltou de 49,2% para 72,4%, enquanto a cobertura de rede Wi-Fi adequada em todos os ambientes pedagógicos avançou de 47,6% para 72,5%.

Atualmente, apenas 2,8% das unidades ainda não possuem acesso à internet, o que evidencia a redução progressiva das escolas completamente desconectadas e a migração contínua para padrões mais elevados de qualidade.

Em 2023, apenas 45,4% das escolas estavam conectadas em níveis adequados. Em 2024, o índice subiu para 57,3%. Em 2025, o país atingiu 70%, resultado, de acordo com o MEC, de uma estratégia baseada em governança integrada, monitoramento contínuo e priorização territorial.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − 2 =