Conecte-se conosco

Brasil

Edital do BNDES e da Petrobras para restaurar a Amazônia atrai mais propostas que o esperado

O edital, lançado em novembro do ano passado durante a COP 30, prevê a compra, pela Petrobras, de créditos de carbono gerados por projetos de restauração ecológica com espécies nativas no bioma amazônico.

edital-do-bndes-e-da-petrobras

A primeira chamada pública do ProFloresta+, programa do BNDES em parceria com a Petrobras voltado à restauração florestal na Amazônia, recebeu 16 propostas, acima da expectativa das empresas. A informação é do jornal O Globo.

O edital, lançado em novembro do ano passado durante a COP 30, prevê a compra, pela Petrobras, de créditos de carbono gerados por projetos de restauração ecológica com espécies nativas no bioma amazônico. A estatal pretende contratar até 5 milhões de créditos por meio de acordos de longo prazo. O prazo para envio das propostas foi encerrado na última sexta-feira, 9 de janeiro, e a Petrobras deve divulgar no primeiro semestre de 2026 o resultado final, com a lista dos projetos selecionados, os volumes contratados e os valores a serem pagos pelos créditos.

Em nota enviada para o blog, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que o resultado mostra que o Estado brasileiro pode liderar a construção de instrumentos que conciliam integridade ambiental, planejamento de longo prazo e desenvolvimento. E, de acordo com a diretora de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Angelica Laureano, o interesse do mercado pelo ProFloresta+ reforça o potencial brasileiro no mercado de carbono de base natural.

Além da venda dos créditos de carbono, os projetos que avançarem no processo poderão acessar linhas de financiamento do BNDES, incluindo recursos do Fundo Clima, voltados especificamente à restauração florestal com espécies nativas.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + oito =