Conecte-se conosco

Amazonas

Em onze meses de 2025, produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus superou o total de 2024, aponta Abraciclo

A Street liderou o ranking de produção por categoria no acumulado do ano, com 935.820 motocicletas e 50,6% do total fabricado. Em segundo lugar, ficou a Trail (21%), seguida pela Motoneta (13,5%).

Em 11 meses, de janeiro a novembro de 2025, a indústria de motocicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) superou toda a produção registrada em 2024, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo): foram fabricadas 1.850.829 unidades, volume é 13,9% maior que o contabilizado no mesmo período do ano anterior.

Em novembro, foram produzidas 165.690 motocicletas, alta de 13,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação a outubro houve retração de 12,3%, influenciada pelo menor número de dias úteis no mês. Foram 19 em novembro, contra 23 dias úteis em outubro.

Na avaliação do presidente da Abraciclo, Marcos Bento, os resultados confirmam o bom momento do setor de duas rodas. “As associadas adotaram estratégias para acompanhar o crescimento da demanda e ajustar a produção ao longo do ano. Chegaremos ao fim de 2025 com boas expectativas em relação à produção de 1.950.000 unidades”, afirma.

Categoria

A Street liderou o ranking de produção por categoria no acumulado do ano, com 935.820 motocicletas e 50,6% do total fabricado. Em segundo lugar, ficou a Trail (21%), seguida pela Motoneta (13,5%).

As posições foram mantidas no ranking de novembro. Confira os comparativos com os resultados do mês anterior e do mesmo período de 2024:

No levantamento mensal de produção, a liderança é dos modelos de baixa cilindrada, com 127.339 unidades e 76,9% do volume total fabricado. Na sequência ficaram as de média cilindrada (20,3%) e as de alta cilindrada (2,8%).

Vale destacar que, em termos porcentuais, a produção de modelos de média cilindrada avançou 25,3%. “Esse crescimento reflete a mudança no perfil do consumidor, que passa a buscar motocicletas com mais tecnologia agregada, desempenho e conforto”, explica Bento.

Varejo

As vendas de motocicletas bateram recorde. De janeiro a novembro, foram emplacadas 2.004.626 unidades, crescimento de 16,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Assim como a produção, o desempenho do varejo está muito próximo da projeção da Abraciclo, que estima encerrar o ano com 2.100.000 unidades comercializadas.

Em novembro, os licenciamentos somaram 180.645 motocicletas, alta de 22,8% na comparação anual. Frente a outubro, houve queda de 13,9%, reflexo do menor número de dias úteis no mês – fator que também afetou a produção. A média diária de vendas foi de 9.508 unidades.

Exportações

No acumulado do ano, as fabricantes do Polo Industrial de Manaus (PIM) exportaram 39.622 motocicletas, alta de 39,2% em relação ao mesmo período de 2024.

Em novembro, foram exportadas 4.564 motocicletas, aumento de 178,3% na comparação anual e queda de 18% em relação a outubro.

Bicicletas

A indústria de bicicletas instalada no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziu 325.221 unidades no acumulado de 2025, segundo a Abraciclo. A bicicleta elétrica é o grande destaque do ano. Embora ainda ocupe a quarta posição em volume produzido entre janeiro e novembro, foi a categoria que apresentou o maior crescimento porcentual, alcançando 153,6%.

Em novembro, saíram das linhas de montagem um total de 26.702 bicicletas, volume 9,3% menor ao registrado no mesmo mês do ano passado e 6,2% inferior na comparação com outubro.

A estimativa da Abraciclo é fechar o ano com 330.000 unidades, queda de 6,1% sobre o volume de 2024.

As três categorias mais produzidas no acumulado do ano foram: Mountain Bike (MTB), com 49% do total fabricado; Urbana/Lazer (19,7% de participação) e Infantojuvenil (15,1%).


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 5 =