Brasil
Golpistas criam sites falsos, com nome e CPF do contribuinte, para simular cobranças da Receita Federal
A Receita Federal esclarece que não envia cobranças por aplicativos de mensagem nem por links externos.
Recebeu uma link de cobrança da Receita Federal por mensagem no Whatsapp ou e-mail? É golpe. Ainda que o site tenha o visual do portal gov.br e o documento contenha dados pessoais, o contribuinte deve estar alerta. Segundo a Receita Federal, relatos de crimes deste tipo têm chegado às unidades de atendimento em diversas regiões do país.
As páginas falsas chegam a exibir nome, CPF e endereço do contribuinte, para aumentar a sensação de autenticidade. No entanto, a Receita Federal esclarece que não envia cobranças por aplicativos de mensagem nem por links externos. Na verdade, problemas, pendências e débitos aparecem exclusivamente no e-CAC, acessado pelo site oficial da Receita Federal.
Como identificar a cilada
Para os golpes, os fraudadores criam páginas que copiam cores, brasões e até assinaturas de órgãos públicos. No entanto, os links usados não pertencem ao domínio oficial. Ou seja, sites verdadeiros terminam em gov.br e todo o resto é golpe. Para conferir pendências reais, portanto, a dica é acessar o endereço oficial digitando-o manualmente no navegador.
Outro sinal de cilada é a urgência para pagamento. Geralmente, golpistas sempre criam pressa: prazos de minutos, ameaça de bloqueio do CPF ou contas bancárias e ofertas de “desconto” para pagamento imediato. Por isso, a Receita orienta a verificar no site oficial antes de qualquer decisão.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário