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Amazonas

Em 2023, Amazonas liderou em flagrantes de irregularidades em radares de velocidade, aponta estudo ONSV

O Amazonas foi a unidade da federação com a pior porcentagem de 75% de câmeras de segurança aprovadas em relação ao total.

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A Amazonas apresentou o menor nível de obediência às câmeras de segurança de trânsito no quesito de número de infrações de velocidade por veículo por equipamento, segundo estudo do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) em 2023. O Rio Grande do Sul apresentou o maior nível de obediência às câmeras de segurança.
A média nacional foi de 1.478,36 infrações de velocidade por câmeras de segurança. No Amazonas média foi 4.520,46 infrações e, no Rio Grande do Sul 699,29 infrações por câmera.

Em 2023, quando o estudo foi feito, no Brasil havia, em média, 2,9 câmeras de segurança a cada 10 mil veículos da frota, sendo 7,50 no Distrito Federal e 0,12 no Amazonas (s (menor nível de fiscalização). No Brasil, cada câmera de segurança detectava cerca de 1.500 infrações de velocidade, podendo variar de cerca de 700 no Rio Grande do Sul até em torno de 4.500 no Amazonas.

A unidade da federação com maior nível de fiscalização eletrônica de velocidade em vias urbanas é Goiás (2,00 câmeras de segurança por 10 mil veículos); em contrapartida, Alagoas e Amazonas apresentam o menor nível de fiscalização eletrônica de velocidade em vias urbanas (0,00 câmeras de segurança por 10 mil veículos).

No quesito de nível de eficiência da fiscalização eletrônica de velocidade de um local), duas unidades da federação obtiveram uma porcentagem de 100% (Acre e Piauí), ou seja, todos as suas câmeras fixas de segurança que estão implementadas encontravam-se em funcionamento e aplicando as devidas penalidades. O Amazonas foi a unidade da federação com a pior porcentagem de 75% de câmeras de segurança aprovadas em relação ao total.

O relatório também tratou a respeito do indicador da quantidade de infrações relacionadas à velocidade por 10 mil veículos, de modo que foi observada novamente uma grande disparidade no território nacional, sendo o valor médio no Brasil 0,31 infrações por veículo, variando de 0,97 no Distrito Federal a 0,05 infrações por veículo no Amazonas.

Na época do estudo, quanto ao nível de fiscalização eletrônica de velocidade em vias urbanas,  Goiânia (4,75 câmeras de segurança por 10 mil veículos em vias urbanas), Palmas (3,98 câmeras de segurança por 10 mil veículos em vias urbanas) e Cuiabá (3,81 câmeras de segurança por 10 mil veículos em vias urbanas) foram as capitais com melhor desempenho. Em contrapartida, Florianópolis, Manaus e Vitória não possuíam nenhuma câmera de segurança em suas vias urbanas.

Leia a íntegra do estudo.


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