Amazonas
Trabalhador morre em acidente com guindaste usado em montagem de árvore de Natal do governo do Estado no Centro Histórico de Manaus
Antônio Paulo Rodrigues de Souza, 40 anos, sofreu um forte trauma na cabeça e não resistiu aos ferimentos.
O trabalhador Antônio Paulo Rodrigues de Souza, 40 anos, morreu na manhã deste domingo (2311), no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, em Manaus, em consequência do tombamento de um guindaste que estava sendo usado para a montagem de uma árvore de Natal de cerca de 30 metros, no Largo São Sebastião, no centro histórico da cidade.
Antônio de Souza foi atingido pela estrutura da árvore de Natal que desabou. Um outro trabalhador ferido no acidente, Henes Libório Ramos, de 47 anos, foi atendido e passou por procedimento cirúrgico na unidade de saúde, com uma fratura na perna.
Antônio sofreu um forte trauma na cabeça e não resistiu aos ferimentos. Henes permanecia internado, com o quadro de saúde estável.
Em nota, a Secretaria de Estado da Cultura, responsável pela ornamentação natalina no Largo São Sebastião, informou que o guindaste da empresa responsável pela operação, que estava sendo utilizado para a colocação de módulos da estrutura, tombou e o Corpo de Bombeiros Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e realizaram o atendimento de duas pessoas feridas.
O Governo do Amazonas lamentou pelo ocorrido, informou que está prestando assistência às vítimas e famílias e que Polícia Civil está investigando as causas do acidente.
A montagem da árvore de Natal é parte da decoração natalina que todos os anos é instalada no Largo de São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas, área turística e de grande circulação de visitantes e moradores. A área foi isolada pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar. Técnicos devem realizar vistoria nos próximos dias para avaliar se houve falha humana, mecânica ou negligência na operação do guindaste.
O operador do guindaste, Antônio Benjamim de Lima Cunha, de 57 nos, foi preso pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) poucas horas após o desabamento da estrutura que montava a árvore de Natal no Largo São Sebastião, no Centro de Manaus. Antônio estava vestido de Papai Noel e estava afastado pelo INSS por problemas cardíacos, mas mesmo assim operava o equipamento no momento do acidente.
Iphan
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informou que não há aprovação prévia para intervenções na área de entorno do Teatro Amazonas, bem tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro, e pediu a paralisação da montagem da estrutura de Natal no Largo de São Sebastião, no Centro Histórico de Manaus.
A solicitação ocorreu no início da tarde deste domingo após guindaste que erguia parte da árvore de Natal de 30 metros de altura tombar. Um operário morreu e outro ficou ferido. Na cirurgia, a perna direita dele foi amputada.
Segundo o Iphan, o projeto de ornamentação, incluindo a intervenção no entorno do Monumento de Abertura dos Portos, foi protocolado pelo Governo do Estado no dia 18 de novembro e encontra-se em análise técnica.
“O Instituto reafirma seu compromisso de atuar de forma técnica, preventiva e cooperativa com as instituições, de modo a conciliar a preservação do patrimônio cultural com o uso seguro e responsável dos espaços históricos”, informou, em nota.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário