Conecte-se conosco

Brasil

WhatsApp bloqueia contas por suspeita de spam; usuários questionam motivo

Relatos indicam que contas estão sendo bloqueadas automaticamente ao enviar mensagens. Meta, dona do WhatsApp, ainda não comentou o caso.

whatsapp-bloqueia-contas-por-s

Usuários do WhatsApp têm ido às redes sociais para reclamar que suas contas estão sendo bloqueadas por suspeita de spam. Segundo os relatos, o aplicativo realiza o bloqueio imediatamente após o envio da primeira mensagem.

O que é spam? Spam, também conhecido como “lixo eletrônico”, é o envio em massa de mensagens não solicitadas, geralmente com conteúdos publicitários, fraudulentos ou maliciosos.

Os primeiros relatos de banimento começaram a surgir na última sexta-feira (7) e vêm ocorrendo desde então.

Na rede social X, é possível encontrar várias queixas em português, inglês e espanhol, o que indica que o problema afeta contas do WhatsApp em outros países além do Brasil .

O site g1 procurou a Meta, dona do WhatsApp, para comentar o caso e aguarda retorno.

“O WhatsApp simplesmente me baniu por spam porque fui enviar meu documento para a clínica. Que loucura”, disse uma pessoa no X. “Como eu fui banido por spam por mandar uma única mensagem para alguém fora dos meus contatos?”, questionou outro usuário.

“Eu mandei mensagem para alguns contatos normalmente, mas, quando fui enviar para um número novo, que não estava salvo na agenda do celular, assim que escrevi um ‘oi’, minha conta foi desconectada”, contou o usuário Ariel Liborio ao g1.

Segundo Ariel, assim que sua conta foi desconectada, o app exibiu uma mensagem informando que o perfil havia sido bloqueado por suspeita de spam. Ele contou que questionou o motivo, mas o WhatsApp informou que havia concluído a análise e que a conta permaneceria banida.

A perda de acesso ocorreu por volta das 15h desta segunda-feira (10).

“Por volta das 21h do mesmo dia, do nada, recebi um retorno do suporte do WhatsApp dizendo que a conta tinha sido restaurada, e tive que configurar tudo de novo”, disse.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 4 =