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Fecomercio-AM: 46% planejam investir entre R$ 101 e R$ 300 nas compras do Natal de 2025

Pesquisa aponta que 94% dos consumidores afirmam que pretendem realizar as compras em lojas físicas, enquanto apenas 6% optam pelo ambiente online.

A chegada do período natalino deve movimentar o comércio de Manaus este ano. É o que revela a Pesquisa de Intenção de Compras para o Natal 2025, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio AM), por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam). O levantamento, feito em outubro com 1.145 consumidores, mostra que 94% dos entrevistados pretendem comprar presentes neste Natal.

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Os gastos devem se concentrar em duas faixas principais: 38% pretendem gastar acima de R$ 400,00, enquanto 46% planejam investir entre R$ 101,00 e R$ 300,00 no total de compras. Entre os itens mais procurados estão vestuário (32%), perfumaria e cosméticos (18%), brinquedos (17%) e acessórios (9%).

As intenções de compra estão concentradas especialmente no núcleo familiar. Mães (22%), filhos, afilhados ou enteados (22%) e cônjuges ou namorados(as) (17%) lideram a lista de pessoas que devem ser presenteadas. Além disso, 77% dos consumidores planejam comprar mais de um presente neste Natal.

A pesquisa também confirma a força do comércio presencial: 94% dos consumidores afirmam que pretendem realizar as compras em lojas físicas, enquanto apenas 6% optam pelo ambiente online. Os Shoppings Centers, responsáveis por 40% da preferência, e o Centro da cidade, com 37%, aparecem como os principais pontos de compra, seguido por Lojas de Bairro (20%).

Mais da metade dos consumidores (55%) pretende antecipar as compras com pelo menos duas semanas de antecedência, enquanto 37% devem deixar para a semana que antecede o Natal.

A pesquisa mostra que o cartão de crédito será a principal forma de pagamento neste Natal, citado por 50% dos consumidores. O Pix aparece em segundo lugar, com 40% das preferências. Já o crediário, carnê ou cartão de loja serão utilizados por 10% dos entrevistados.

A pesquisa completa está disponível no site: www.fecomercio-a.org.br

Destaques:

A grande maioria dos consumidores 94% (1.080 pessoas) planejam presentear no Natal, enquanto 6% (65 consumidores) das pessoas entrevistadas não pretendem presentear no Natal.

A Maioria Compra com Antecedência (55%): Mais da metade dos entrevistados prefere realizar as compras de Natal com, no mínimo, duas semanas de antecedência.

1. Principais presenteados no Natal: O Foco Principal é a Família Nuclear (Mãe e Filhos): As categorias Mãe (22%) e Filhos/afilhados/enteados (22%) estão empatadas no topo das intenções.

2. Quantos presentes: Maioria Presenteia Múltiplas Pessoas (77%): A esmagadora maioria dos entrevistados (mais de três quartos) planeja comprar mais de um presente.

3. Quanto pretendem gastar com o presente: O volume de vendas do Natal tende a ser puxado pelo grupo que investe mais de R$ 400,00 (38%), e pelo grupo de consumo moderado (R$ 101 a R$ 300) 46%.

4. Opções de compras mais lembradas: Vestuário sozinho representa quase um terço das intenções (32%). Perfumaria e Cosméticos (18%) e Acessórios (9%) somam 27%. Juntas, essas categorias representam 59% das intenções de compra, indicando que o Natal é o período de maior pico para o setor de Fast Fashion, vestuário e beleza. Seguidos por Brinquedos (17%)

5. Onde pretendem comprar os presentes: Dominância Absoluta da Loja Física (94%): A intenção de compra no Dia de Natal (25 de dezembro) é massivamente focada em estabelecimentos físicos.

6. Para o comércio, o fator mais importante para atrair o comprador de Natal é a oferta de preço (promoções). No entanto, para reter ou converter esse cliente, a qualidade do produto e um bom atendimento são quase tão cruciais quanto o preço.


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