Brasil
China suspende proibição de importação de carne de frango do Brasil
A proibição estava vigente desde o dia 31 de maio e fazia parte do tratado sanitário assinado entre os países.
A China suspendeu o embargo sobre as aves e derivados fabricados no Brasil, afirmou a administração geral de alfândega de Pequim. A interrupção estava vigente desde maio, quando foi confirmado um caso de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul.
China vai retomar a importação do frango brasileiro. A proibição foi revogada hoje (7/11) e tem efeito imediato “com base nos resultados da análise de risco”, segundo a agência alfandegária chinesa. A proibição estava vigente desde o dia 31 de maio e fazia parte do tratado sanitário assinado entre os países.
Restrições foram impostas após caso de gripe aviária. A revelação do foco em uma granja comercial do Rio Grande do Sul ocorreu no dia 15 de maio e representou o primeiro registro da presença do vírus na avicultura comercial brasileira. A China, no entanto, manteve o embargo mesmo após o Brasil se declarar livre da patologia no início de junho.
Pequim é o principal comprador do frango nacional. Segundo a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), a China e exportou cerca de 562,2 mil toneladas de carne de frango do Brasil em 2024. O valor é equivalente a 10,1% do comércio nacional de 5,9 milhões de toneladas da proteína no ano passado.
Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo. Com 35,4% da produção dedicada ao mercado externo, o volume de embarques da proteína foi de 5,3 milhões de toneladas no ano passado. A destinação para 151 países totalizou US$ 9,9 bilhões, indica a ABPA.
Gripe aviária circula no mundo desde 2006. O vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), está presente, principalmente, na Ásia, África e no norte da Europa. A doença ainda não havia chegado a uma granja comercial no Brasil. No entanto, outras suspeitas permanecem em investigação.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário