Mundo
EUA coletarão biometria de estrangeiro na chegada e saída do país a partir de 26/12
Segundo o DHS, estrangeiros terão o rosto fotografados ao passar pela imigração.
Os EUA passarão a coletar a biometria de estrangeiros que passam pelas fronteiras do país na entrada ou saída, anunciou o DHS (Departamento de Segurança Interna doa EUA) na semana passada. A mudança entrará em vigor a partir de 26 de dezembro.
Quem vai precisar ter a biometria coletada?
Todos os não cidadãos dos EUA, sejam eles residentes permanentes (que possuem green cards), outro tipo de visto que dá direito a viver no país ou apenas turistas (visto B1/B2). A exigência passa a valer também para os menores de 14 anos e maiores de 79, antes isentos.
“As isenções nas regras atuais para coletar biometrias baseadas na idade do indivíduo eram baseadas nas limitações tecnológicas das coletas de impressões digitais de crianças e idosos, tanto quanto políticas tradicionais de forças policiais e outras políticas, como a de não realizar checagem de antecedentes criminais de crianças”, explicou o DHS. Estes impedimentos teriam sido superados.
Que biometria será coletada?
Segundo o DHS, estrangeiros terão o rosto fotografados ao passar pela imigração, e os oficiais poderão coletar outros dados biométricos, como a impressão digital.
Entretanto, dados de outras partes do corpo (como a impressão digital) não serão necessários para portadores dos seguintes vistos:
A-1, A-2, C-3: funcionários de governos estrangeiros e familiares, exceto funcionários pessoais, em trânsito ou chegando aos EUA;
G-1, G-2, G-3, G-4: funcionários ou autoridades de organizações internacionais e seus familiares;
NATO-1 a NATO-6: oficiais da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar dos EUA) e seus familiares;
TECRO E-1: investidores e comerciantes de países com os quais os EUA mantêm tratado, em funções oficiais;
Portadores de vistos diplomáticos e/ou autoridades;
Estrangeiros menores de 14 anos e maiores de 79 anos.
O DHS determinou que quem não cumprir “as exigências de saída” ou estiver ultrapassando o período permitido de estadia nos EUA poderá perder a isenção.
Onde ela será coletada?
Em todos os portos, aeroportos e postos de checagem nas estradas, ou seja, ao cruzar as fronteiras por mar, céu ou terra. A coleta destes dados será familiar aos visitantes que já foram aos aeroportos americanos nos últimos anos, já que oficiais de imigração já fotografavam o estrangeiro na passagem pela cabine.
Quando ela será coletada?
Na entrada ou saída do país; toda vez que o estrangeiro cruzar a fronteira.
Por que a biometria será coletada?
Esta é mais uma de uma série de medidas do governo Trump para “endurecer os procedimentos de verificação e prevenção de fraudes de documentos”, justifica a decisão. A administração também tem dificultado o acesso de estrangeiros aos documentos para viajar para os Estados Unidos, argumentando maior controle da imigração ilegal.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário