Brasil
Presidente Lula diz que Copa de 2014 deveria ter sido em Belém, não em Manaus
Na ocasião, o presidente lembrou que não teve participação nas escolhas da sede, mas se tivesse escolheria Belém como sede

Agência GOV
Em Belém (PA), o presidente Lula da Silva disse nesta quinta-feira (2 de outubro) que foi “uma decisão política equivocada” escolher Manaus como sede da Copa do Mundo de 2014.
A fala foi feita durante entregas das obras no Pará da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro na capital paraense.
Na ocasião, o presidente lembrou que não teve participação nas escolhas da sede, mas se tivesse escolheria Belém como sede.
“Eu era presidente na época e não tive nenhuma participação na seleção dos estados. Porque se eu tivesse o direito de dizer aonde ia ser a Copa do Mundo, pode ter certeza que, como eu gosto de futebol, eu acho que o Estado do Pará tem muito mais histórico de futebol do que o estado do Amazonas”, disse Lula.
No discurso, o presidente disse que o governo federal liberou R$ 400 milhões para a construção dos estádios, mas não houve por parte do Executivo indicação de quais estados seriam escolhidos.
“O critério foi um critério político equivocado. Primeiro porque não precisava ser 14 [sedes], poderia ser 12 ou 10. Mas que escolhessem os estados corretos. Se algum estado na Amazônia tivesse que ter a Copa do Mundo, seria aqui, seria exatamente aqui”, afirma.
De acordo com o jornal O Liberal, essa não é a primeira vez que o presidente se desculpa publicamente pela ausência do Pará na Copa do Mundo.
“Em 2023, ao anunciar oficialmente Belém como sede da COP 30, Lula afirmou que a confirmação do evento internacional na capital paraense era ‘quase um pedido de desculpas pelo que aconteceu na Copa do Mundo de 2014’”, diz o jornal.
Com informações do Liberal
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário