Brasil
MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação para professores, informa ministério
Programa de qualificação é realizado por meio de uma rede nacional de universidades públicas com excelência na área de formação de docentes.

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes),oferece 7.584 vagas para mestrado e 228 para doutorado, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB).
O programa já tem editais de seleção publicados para dez cursos de mestrado e um de doutorado, ambos na categoria profissional. Este ano, a Capes abrirá 7.812 oportunidades, o maior número na história da iniciativa, criada em 2011. Ao todo, estão sendo oferecidas 1,1 mil vagas a mais que no ano de 2024.
Já foram publicados os editais de mestrado profissional de biologia; física; matemática; química; sociologia; filosofia; artes; letras; educação inclusiva; e história — este último também conta com vagas para o doutorado profissional. Ao todo, serão ofertadas vagas em 13 programas, sendo 12 de mestrado e um de doutorado.
Para biologia, física, matemática e química, as inscrições terminam em setembro. Já para o mestrado nos cursos de sociologia, filosofia, artes, letras, educação inclusiva e história, os prazos vão até outubro. O prazo para inscrição na seleção do doutorado em história termina em novembro.
O ProEB é realizado por meio de uma rede nacional de universidades públicas com excelência na área de formação de professores, que levam os cursos para mais de 300 instituições de ensino superior nas cinco regiões do País. A iniciativa também conta com a participação de sociedades científicas de diversas áreas.
Por meio da Capes, o MEC destina recursos para o custeio do ProEB e concede bolsas de até 30% aos participantes. O programa já titulou cerca de 17 mil professores, com o objetivo de valorizar a experiência do profissional do magistério; contribuir para o desenvolvimento de materiais e estratégias didáticas; e buscar respostas aos problemas do cotidiano da escola e da sociedade.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário