Conecte-se conosco

Brasil

Ministro da Defesa alerta para risco de “trincheira” na fronteira com Venezuela

Lula disse nessa sexta que o Brasil não tem conflito com nenhum País no mundo e seguirá defendendo a paz.

ministro-da-defesa-alerta-para

O ministro da Defesa, José Múcio, expressou preocupação com a possibilidade de a fronteira entre Brasil e Venezuela se tornar “uma trincheira”, em meio a tensões recentes provocadas por uma operação militar dos Estados Unidos em águas próximas ao país vizinho.

Após reunião em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os comandantes das Forças Armadas, nesta sexta-feira (5), Múcio reforçou a vigilância permanente na região, destacando o caráter pacífico do Brasil.

“Estamos preocupados com a nossa fronteira, para que não transformem a nossa fronteira em uma trincheira. O Brasil é um país pacífico”, afirmou o ministro, na tentativa de acalmar os ânimos em meio ao cenário de instabilidade regional.

Múcio comparou a situação diplomática a uma disputa entre vizinhos: “Isso é como briga de vizinho. Eu não quero que mexam no meu muro, não quero que tirem a fiação da frente da casa, que não mexam na minha casa. Torcemos para que passe”.

A manifestação do ministro ocorre logo após uma ofensiva dos EUA no Caribe, que resultou na morte de 11 supostos narcotraficantes ligados ao cartel Tren de Aragua, conforme anunciado pela Casa Branca.

O governo venezuelano contestou o episódio, alegando que o vídeo era gerado por inteligência artificial.

Apesar das pressões externas e da escalada militar na região, o governo brasileiro busca manter um perfil cauteloso, ressaltando sua disposição para manter a ordem sem se envolver diretamente em confrontos transfronteiriços.

Lula disse nessa sexta que o Brasil não tem conflito com nenhum País no mundo e seguirá defendendo a paz.

“O Brasil vai ficar do lado em que sempre esteve: do lado da paz. O Brasil é um país que não tem contencioso internacional, e nem queremos contencioso internacional”, afirmou Lula em entrevista ao SBT.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 17 =