Brasil
Golpistas usam documentos falsos com nome da Receita Federal para enganar cidadãos
Criminosos dizem que vítimas aparecem em investigações e exigem dados pessoais em contatos por ligação e chamada de vídeo.

A Receita Federal emitiu um alerta para a população após identificar uma nova modalidade de fraude que tem feito vítimas em diferentes partes do país. Golpistas têm usado o nome da Receita Federal para intimidar cidadãos.
A ação começa com uma ligação telefônica e pode evoluir para chamadas de vídeo. Nessas conversas, os criminosos se passam por servidores da Receita e policiais, exibem documentos falsificados e chegam a afirmar que o nome da vítima aparece em investigações.
Em muitos casos, os golpistas apresentam dados verdadeiros da vítima misturados a informações falsas, aumentando a pressão psicológica. Para dar um senso de urgência, eles citam operações de investigação conhecidas, como a Carbono Oculto.
Em seguida, exigem mais informações, pedem que a pessoa clique em links suspeitos ou até assine eletronicamente documentos forjados, como um falso “termo de confidencialidade”.
A Receita Federal reforça que se trata de golpe. O órgão não solicita dados por telefone ou WhatsApp, não envia links para coleta de informações sensíveis e não faz esse tipo de abordagem.
A comunicação oficial com os contribuintes ocorre apenas pelos canais institucionais: o Portal e-CAC, e no site www.gov.br/receitafederal.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário