Conecte-se conosco

Brasil

Região Norte registrou retração de 3% em vendas nos shopping centers durante o período do Dia dos Pais de 2025, segundo levantamento da Abrasce

As vendas nos shopping centers durante o período do Dia dos Pais cresceram 3,8% na média nacional, em relação a 2024.

regiao-norte-registrou-retraca

A Região Norte foi a única que registrou retração nas vendas nos shopping centers durante o período do Dia dos Pais (1º a 10 de agosto) de 2025, segundo levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), com base em dados da Cielo, Ipsos e Mais Fluxo.

Quatro das cinco regiões apresentaram crescimento nas vendas, com destaque para o Sudeste (+5,5%), seguido por Sul (+3,6%), Centro-Oeste (+3,2%) e Nordeste (+1,6%). A região Norte registrou retração de 3,0%.

As vendas nos shopping centers durante o período do Dia dos Pais cresceram 3,8% na média nacional, em relação a 2024, totalizando R$ 4,39 bilhões, segundo o levantamento. O resultado confirma reforça o papel dos centros comerciais como polos de consumo e convivência para as famílias brasileiras.

O ticket médio registrado foi de R$ 215,39, com alta de 7,7% frente ao ano passado (R$ 200,03). O valor é quase o dobro do gasto médio em lojas de rua (R$ 112,87), evidenciando a preferência dos consumidores pelos shoppings em datas comemorativas.

Entre os segmentos, os maiores avanços foram registrados em cosméticos e higiene pessoal (+17,0%), óticas e joalherias (+10,3%) e varejo alimentício especializado (+4,4%).

O fluxo de visitantes avançou 5,0% em relação à semana anterior, demonstrando o impacto direto da data no comportamento de consumo. No comparativo anual, destacaram-se o Centro-Oeste (+2,4%) e o Nordeste (+1,0%), enquanto, na variação semanal, o Norte liderou o crescimento (+8,7%).

“Os resultados confirmam que os shoppings seguem como destinos preferenciais para compras e lazer em datas comemorativas, mesmo diante de oscilações de fluxo. A combinação de mix variado, conveniência e experiência garante o protagonismo do setor no varejo brasileiro”, afirma Glauco Humai, presidente da Abrasce.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 8 =