Brasil
Ministério amplia em 1.860% as autorizações para retransmissão de rádio na Amazônia Legal
No atual governo, foram emitidas 490 outorgas; na gestão anterior, apenas 25.

Com objetivo de expandir sinais de rádio para municípios localizados nos estados que compõem a Amazônia Legal, o Ministério das Comunicações tem acelerado a concessão de autorizações para que emissoras das capitais retransmitam sua programação para o interior.
Nos últimos dois anos e meio, de acordo com a Secretaria de Radiodifusão (Serad), o número de autorizações subiu 1.860%, passando de 25 autorizações no governo anterior para 490 no atual.
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, comemorou os bons números e atribui os resultados “à competente equipe técnica da Serad”.
“As autorizações para retransmissão de rádios nas cidades da Amazônia Legal levam muita informação regional e cultura local a milhares de brasileiros que residem, principalmente, em áreas mais remotas. E com isso, estamos cumprindo uma determinação do presidente Lula, de manter o maior número possível de cidadãos bem-informados e com acesso a mais entretenimento”, diz Frederico.
Conhecido como RTR, o serviço é destinado a retransmitir, de forma simultânea, os sinais de emissora de radiodifusão sonora FM das capitais para os municípios do mesmo estado. A Amazônia Legal abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e o Maranhão.
Balanço
No balanço divulgado pela Serad, destacam-se outros dados positivos. O número de autorizações para instalação de retransmissores de sinais digitais de TV, por exemplo, foi seis vezes maior que o mesmo período do governo anterior.
O aumento foi de 626%. Nos dois primeiros anos e meio do atual governo, foram registradas 1.126 autorizações para esse tipo de serviço. No mesmo período do governo anterior, 155.
O número de consignações para digitalização de retransmissoras de canais de TV no atual governo aumentou 731% na comparação com o mesmo período da gestão anterior.
De janeiro de 2019 a junho de 2021 foram emitidas 122 consignações. Já de janeiro de 2023 a junho de 2025, 1.014.
O aumento de autorizações para abertura de rádios comunitárias também foi significativo: 222%, passando de 85 no governo anterior para 274 na gestão atual.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário