Conecte-se conosco

Brasil

Fies 2025: lista de espera do segundo semestre é divulgada; convocação vai até 19 de setembro

Inclusão na lista é automática, ou seja, todos que não obtiveram vaga na chamada única passam a integrá-la.

fies-2025-lista-de-espera-do-s

A convocação de candidatos pré-selecionados por meio da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre começou nesta terça-feira (dia 5) e segue até 19 de setembro. O acompanhamento da classificação e a consulta à lista podem ser feitos exclusivamente pela página do Fies.

A inclusão na lista é automática, ou seja, todos que não obtiveram vaga na chamada única passam a integrá-la. A pré-seleção, no entanto, depende da disponibilidade de vagas no Grupo de Preferência e no curso/turno/local de oferta/ instituição de ensino superior (IES), observado o tipo de vaga e modalidade de concorrência, informou o Ministério da Educação.

O que fazer ao ser pré-selecionado?

Quem for pré-selecionado deve acessar o Fies Seleção e complementar o cadastro em até três dias úteis, contados a partir do dia seguinte da sua pré-seleção. Para isso, basta clicar no botão correspondente à complementação e confirmar as informações fornecidas na inscrição inicial.

Na etapa seguinte, é necessário validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição para qual foi pré-selecionado, em até cinco dias úteis após a complementação. A entrega da documentação exigida pode ser feita de forma digital, de acordo com a disponibilidade da instituição, ou presencialmente, no horário de atendimento definido também pela IES.

Por fim, o material é analisado pelo banco, que tem até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil após a validação da CPSA, para concluir o processo. Com a aprovação, a contratação do financiamento pode ser formalizada.

Reprovação por falta de formação de turma

Segundo o MEC, a reprovação por falta de formação de turma no início do curso, em uma das opções indicadas pelo candidato, não impede a manutenção do seu nome na lista de espera. A participação garante apenas a expectativa de direito de ser selecionado para as vagas às quais concorreu neste processo seletivo.

Cronograma

Inscrições – 14 a 18 de julho
Resultado da pré-seleção chamada única – 29 de julho
Complementação da inscrição – 30 de julho a 1º de agosto
Pré-seleção da lista de espera – 5 de agosto a 19 de setembro


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − dois =