Conecte-se conosco

Brasil

BP anuncia grande descoberta de petróleo no Brasil, a maior da empresa em 25 anos

Britânica encontrou óleo e gás no campo de Bumerangue, da Bacia de Santos, que se estende por mais de 300 km², área cinco vezes maior que a de Manhattan.

bp-anuncia-grande-descoberta-d

O grupo britânico BP anunciou nesta segunda-feira (4/8) que fez sua maior descoberta de petróleo e gás em 25 anos na costa do Brasil. O campo de Bumerangue está localizado na Bacia de Santos, a cerca de 400 quilômetros do Rio de Janeiro, e se estende por mais de 300 km², uma área aproximadamente cinco vezes maior que a de Manhattan.

“Estamos empolgados em anunciar esta descoberta significativa (…) a maior realizada pela BP em 25 anos”, afirmou Gordon Birrell, vice-presidente executivo da BP, em um comunicado.

A descoberta foi a maior da empresa desde 1999, quando foi identificado Shah Deniz, um gigantesco campo de gás no Mar Cáspio que contém cerca de 35 trilhões de pés cúbicos de gás, informou um porta-voz da BP ao jornal britânico “Financial Times”.

A empresa detém 100% dos direitos de concessão do campo, que foi arrematado em lance único pela BP em leilão realizado em 2022. Na ocasião, a BP ofereceu pagar 5,9% dos lucros ao governo brasileiro após recuperar seus custos.

Acredita-se que Bumerangue contenha uma mistura de gás, condensado e petróleo, mas a BP afirmou que ainda é cedo para avaliar o tamanho ou a qualidade das reservas. A empresa observou que foram detectados níveis elevados de dióxido de carbono, um fator que pode complicar a extração, aumentar os custos de processamento e afetar a viabilidade econômica do projeto.

Colocar um campo em águas profundas no Brasil em produção pode levar entre quatro e dez anos.

Na terça-feira, o grupo apresentará seus resultados do segundo trimestre. A BP acaba de anunciar a nomeação do irlandês Albert Manifold como presidente do seu conselho de administração. A empresa está sob escrutínio devido aos rumores de fusão com a rival britânica Shell.

Também está sob pressão do fundo de investimento americano Elliott, conhecido por exigir mudanças estratégicas nos grupos em que investe e que oficializou recentemente sua entrada no capital da BP.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × dois =