Conecte-se conosco

Amazonas

Prefeito de Manaus anuncia criação da Polícia Municipal e gratificação para agentes da Ronda Ostensiva Municipal

“A segurança pública é responsabilidade do Estado, mas é missão de todos, e a prefeitura vai seguir contribuindo com firmeza”, enfatizou David Almeida.

prefeito-david-almeida-anuncia

O prefeito de Manaus, David Almeida, participou, nesta quinta-feira, 3/7, da formatura do 2º Curso Tático de Operador Romu (CTOR), realizada na Casa de Praia Zezinho Corrêa, no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste da cidade. E, durante a cerimônia, o prefeito anunciou que enviará à Câmara Municipal de Manaus (CMM), após o recesso legislativo, um Projeto de Lei que garante gratificação de 25% no salário dos agentes que atuam na Ronda Ostensiva Municipal (Romu).

“Esse tipo de curso é muito difícil e o número de inscritos foi enorme, o que demonstra o compromisso de vocês com a cidade. Por isso, vou mandar à Câmara um projeto de lei autorizando uma gratificação de 25% no salário dos operadores da Romu, como reconhecimento a essa dedicação que vocês têm demonstrado”, declarou o prefeito.

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal antecipou a criação da Polícia Municipal de Manaus, alinhada à emenda constitucional aprovada pelo Senado Federal que permite essa mudança. Segundo ele, a capital amazonense terá dois formatos de corporação: a atual Guarda Municipal, com atuação patrimonial, e a nova Polícia Municipal, com atribuições operacionais e armadas.

“Nós vamos ocupar o espaço que nos cabe na segurança pública. A Polícia Municipal de Manaus será realidade. Não estamos aqui para substituir nenhuma força, mas para somar. A segurança pública é responsabilidade do Estado, mas é missão de todos, e a prefeitura vai seguir contribuindo com firmeza”, enfatizou David Almeida.

O prefeito destacou que a gestão já contratou 250 agentes aprovados no primeiro concurso público da história da Guarda Municipal e confirmou o início do curso de formação de mais 150 aprovados da reserva no dia 19/8. Com isso, até o fim do ano, o efetivo contará com 450 agentes armados, número que deverá chegar a quase mil profissionais, somando os guardas patrimoniais.

“Ano que vem, já vamos realizar um novo concurso para mais 550 policiais municipais. Estamos estruturando uma força robusta, qualificada e equipada. A Guarda existe há 75 anos e só agora, com nossa gestão, conquistou esse protagonismo”, afirmou o prefeito.

Na solenidade, também foram apresentadas cinco novas viaturas da Romu, sendo quatro blindadas, que atuarão nos terminais de ônibus e demais operações urbanas.

Durante 25 dias de preparação intensa, os agentes passaram por treinamentos ministrados por forças de elite como o Comando de Operações Especiais (COE), Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Coordenadoria de Recursos Especiais (Choque/Core), 3ª Companhia de Forças Especiais, Divisão de Inteligência e Operações Aéreas (Dioa).


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + vinte =