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Mapeamento da Amazônia por meio de drones rende prêmio ao Brasil em Cannes

A marca utilizou drones, equipados com inteligência artificial, para mapear uma área de 400 quilômetros quadrados no Pará.

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Ação da Natura, criada pela agência Africa, mapeou floresta no Pará. (Foto:Reprodução)

O último dia do Cannes Lions, considerado o festival de criatividade mais importante do mundo, rendeu mais 9 prêmios ao Brasil – e alguns dos mais relevantes da semana do evento.

As agências brasileiras ganharam mais 9 troféus, no último dia do Cannes Lions. Foram 5 Bronzes, 1 Prata, 1 Ouro, 1 Grand Prix (prêmio mais importante de cada uma das 30 categorias) e 1 Titanium, que pode ser considerada uma das ‘grandes ideias’ do festival.

O Grand Prix foi para uma iniciativa da Natura, criada pela agência Africa, que ganhou o prêmio máximo da categoria Sustainable Development Goals (SDG). A área celebra trabalhos criativos que apoiam ativamente o avanço dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em parceria com a startup brasileira Bioverse, a marca utilizou drones, equipados com inteligência artificial, para mapear uma área de 400 quilômetros quadrados no Pará. O trabalho que demoraria 25 anos para ser feito de forma tradicional pode ser concluído em 6 meses.

Caramelo, de novo

Já o leão de Titanium foi para a campanha ‘Pedigree Caramelo’, criada pela agência AlmapBBDO para a marca de ração da Mars. A iniciativa já havia ganhado outros três leões: Ouro em Creative Strategy, Prata em Direct e Bronze em Social &Creator.

A iniciativa pretende estimular a adoção responsável de cachorros sem raça definida (SRD). A ação brinca com o fato de os vira-latas caramelos serem quase uma ‘instituição cultural’ do Brasil.

Melhor performance desde 2018

Com os troféus de hoje, o Brasil chega à marca de 107 leões, sendo 1 Titanium, 6 Grand Prix, 18 de Ouro, 35 de Prata e 47 de Bronze. Pela primeira vez o país consegue ganhar mais do que 3 GPs em uma mesma edição.

É a melhor performance do país no festival desde 2018, quando o Brasil alcançou a marca de 101 troféus conquistados. O recorde é de 115, de 2013.

Em 2025, o Brasil foi homenageado como ‘Creative Country of the Year’ do festival. Os investimentos das agências brasileiras, apenas em inscrições, chegaram quase a R$ 20 milhões. Quase 27 mil campanhas, sendo mais de 2.700 nacionais, concorreram aos prêmios no Cannes Lions deste ano.


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