Amazonas
Operação militar localiza e destrói 10 dragas de garimpo ilegal no Amazonas
A ação contou com o apoio de agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Polícia Federal (PF).

Dez dragas utilizadas para retirar minério de forma irregular no Amazonas foram localizadas e destruídas, nos últimos três dias, durante operação militar nas áreas dos rios Japurá e Puruê, próximo ao Paraná do Cunha, interior do estado.
A Operação Ágata/2025 envolve as tropas das Forças Armadas e os agentes dos órgãos de Fiscalização e Segurança que atuam de forma integrada para coibir os crimes ambientais na Amazônia Ocidental. A ação contou com o apoio de agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Polícia Federal (PF), embarcados nos meios fluviais da Marinha do Brasil (MD) e do Exército Brasileiro (EB).
Durante as ações de busca, patrulhamento fluvial e inspeções navais, com utilização de aeronaves de reconhecimento, foi localizada uma grande estrutura irregular no Rio Puruê. As equipes encontraram uma draga, um empurrador e uma balsa abastecida com combustível, além de armamento irregular e cerca de 1,154 kg de mercúrio — substância altamente tóxica usada no processo de extração de ouro.
As forças armadas não informaram se houve prisão de suspeitos. Todo o material foi apreendido e os equipamentos inutilizados, conforme os protocolos legais. A ação contou com o apoio de agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Polícia Federal (PF), embarcados nos meios fluviais da Marinha do Brasil (MD) e do Exército Brasileiro (EB).
Operação Ágata
Coordenada pelo Ministério da Defesa, a Operação Ágata é conduzida pelo Comando Conjunto APOENA e visa assegurar a nossa soberania e intensificar a presença do Estado na Amazônia, em ações subsidiárias de colaborar no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais. Além disso, busca levar assistência aos povos tradicionais (indígenas e ribeirinhos) nos mais distantes locais que, até o momento, alcançou mais de 45 mil assistências médicas e distribuídos cerca de 110 mil medicamentos em cerca de 50 comunidades indígenas e ribeirinhas.
Com uma área de atuação que ultrapassa 510 mil quilômetros quadrados — o equivalente ao território da Espanha, a Operação Ágata Amazônia 2025 reafirma o compromisso do Estado brasileiro com a preservação da floresta, a proteção das populações tradicionais e o enfrentamento firme às atividades criminosas.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário