Amazonas
Tribunal Eleitoral do Amazonas lança campanha #VemSerMesário para atrair voluntários
O objetivo é ampliar o número de mesários e coordenadores de acessibilidade voluntários para as eleições 2026

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) lançou, nesta semana, a campanha #VemSerMesário em suas redes sociais. A iniciativa busca ampliar o número de mesários voluntários para as eleições de 2026 e também cadastrar eleitores interessados em atuar como coordenadores de acessibilidade.
O serviço como mesário pode ocorrer de duas formas: por convocação da Justiça Eleitoral ou por adesão voluntária, mediante inscrição no Canal do Mesário (https://www.justicaeleitoral.jus.br/eleicoes/mesario/index.html). O comparecimento é obrigatório para os eleitores convocados, salvo em casos de impedimento legalmente justificado. Para ser mesário, o eleitor deve ter idade superior a 18 anos e estar em situação regular junto à Justiça Eleitoral.
Para o coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor (Cate) do TRE-AM, Efraim Felix, o voluntariado representa um ato de cidadania e compromisso com o fortalecimento da democracia. Ele acrescenta que a campanha #VemSerMesário, realizada em um ano sem eleições, permite a ampliação e atualização do banco de dados de voluntários, garantindo, assim, um menor índice de ausências de mesários no pleito.
“Ser mesário voluntário é uma oportunidade de contribuir para ampliar a confiabilidade e o fortalecimento do sistema democrático. O mesário atua na preparação do ambiente de votação e na correta orientação e identificação dos eleitores para o exercício do voto, dentre outras atribuições. Por isso, o acesso antecipado às instruções sobre a eleição é importante”, enfatiza o coordenador.
Além disso, Efraim explica a função de um coordenador de acessibilidade. “É quem garante o direito ao voto às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida no dia da eleição. É ele quem supervisiona previamente a acessibilidade dos locais de votação, auxilia o eleitor no dia da eleição e orienta sobre as ferramentas de acessibilidade da urna”, destaca.
Benefícios – Os convocados contarão ainda com uma série de benefícios, entre os quais, dois dias de folga para cada dia efetivamente trabalhado durante o processo eleitoral, dois dias de folga para cada dia de participação em treinamentos preparatórios e emissão de certificado de prestação de serviços à Justiça Eleitoral, documento que poderá ser utilizado como critério de desempate em concursos públicos, conforme previsão em edital.
Presidente e mesário – O presidente é responsável por manter a organização da seção eleitoral, resolver as dificuldades e esclarecer as dúvidas quando necessário, além de iniciar e encerrar a votação. Os mesários identificam os eleitores, localizam os nomes no Caderno de Votação, entregam o comprovante de votação ou de justificativa, devolvem os documentos ao eleitor e controlam a entrada e a movimentação das pessoas na seção.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário