Economia
Índice Webmotors diz que desvalorização de automóveis é a menor em dois anos
Aquecimento do mercado de usados explica o resultado

O mercado aquecido em março levou a desvalorização dos automóveis ao menor nível em dois anos. É isso o que apontam os indicadores de março do Índice Webmotors, que calcula todos os meses as variações percentuais dos valores dos carros anunciados na plataforma. Segundo o levantamento, a depreciação registrada para o mês considerada a soma de usados e 0KM foi de -0,075%, o que atualiza o recorde de 24 meses registrado em fevereiro (-0,095%). Já na comparação com o mesmo mês do ano anterior, quando o índice apontava desvalorização de -0,316%, a variação foi maior, de +0,241 ponto percentual.
O mercado de usados foi o principal impulsionador deste número. Segundo o indicador, o índice para esta categoria alcançou em março -0,093%, representando a menor desvalorização desde abril de 2023 e atualizando o recorde em dois anos alcançado em fevereiro (-0,115%). Já em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando o índice alcançou -0,338%, a variação foi de +0,245 ponto percentual.
Do lado dos 0KM, março foi o quarto mês em que o índice para esta categoria apresentou valorização, com +0,186%. Na comparação com fevereiro, a valorização foi de +0,006 ponto percentual. Com relação ao mesmo mês do ano anterior, quando o índice foi de –0,134%, a variação foi maior, de +0,320 ponto percentual.
“Observamos um primeiro trimestre bastante positivo tanto para o mercado de usados quanto para o de novos. Ambos operaram com índice aquecido nos três meses, apontando uma demanda consistente para o período”, comenta Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.
Elétricos e híbridos
Os modelos elétricos apresentaram em março uma menor desvalorização na comparação com o mês anterior. Os modelos usados desta categoria tiveram índice de -0,559%, o que representa uma redução de +0,571 ponto percentual com relação a fevereiro, quando o índice foi de -1,130%. Na mesma linha, os 0KM desta categoria apresentaram índice de -0,100%, uma valorização de +0,127 ponto percentual com relação a fevereiro.
Já os híbridos usados apresentaram em março índice de -0,445%, com valorização de +0,084 ponto percentual com relação a janeiro. Os 0KM desta categoria apresentaram índice de -0,073%, com valorização maior com relação a janeiro, de +0,175 ponto percentual.
As informações são do O Dia.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário