Conecte-se conosco

Brasil

Imprensa Oficial do Pará lança edital para produção acadêmica sobre a Ditadura Militar na Amazônia

A coletânea fará homenagem a Cesár Leite, estudante de 19 anos morto com um tiro de um policial em sala de aula em Belém (PA).

imprensa-oficial-do-para-lanca

O Governo do Estado do Pará, por meio da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), lançou, na segunda-feira (14), um edital para seleção dos capítulos que vão integrar a coletânea “Cesár Leite: 61 anos do Golpe Militar de 1964 e a Ditadura na Amazônia Brasileira”. A iniciativa conduzida pela Editora Pública Dalcídio Jurandir, da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), tem a parceria do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

De acordo com a Ioepa, o edital quer fomentar a pesquisa e o debate crítico sobre esse período histórico na região, além de homenagear o estudante de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Pará, César Leite. Aos 19 anos, ele foi uma das vítimas do regime militar brasileiro, ao ser atingido por um tiro de um policial federal, enquanto assistia aula, na UFPA.

A obra será publicada em formato digital (e-book) e impresso, com distribuição gratuita e comercialização, consolidando o compromisso do Governo do Estado com a democratização do conhecimento e a preservação da memória amazônica.

Chamada para pesquisadores da Amazônia

O edital é direcionado a professores e pesquisadores vinculados às universidades públicas da Amazônia, preferencialmente, com titulação de mestrado ou doutorado. Serão selecionados até 20 textos inéditos, em formato de artigo, com até dois autores por capítulo. As propostas devem abordar temas como o impacto do golpe de 1964 na região, a resistência local, e os desdobramentos sociopolíticos da ditadura na Amazônia.

“Essa coletânea reforça o papel do Pará como protagonista na produção de conhecimento sobre nossa história. Investir nessa discussão é garantir que as novas gerações compreendam os desafios do passado para construir um futuro mais justo”, destacou o presidente da Ioepa, Jorge Panzera, ressaltando o apoio do Governo do Estado à iniciativa.

Cronograma e divulgação

As inscrições seguem abertas até 30 de junho de 2025, com previsão de lançamento oficial na Feira Pan-Amazônica do Livro em 2026, um dos maiores eventos literários do Norte, promovido pelo Governo do Pará. O edital completo está disponível no Diário Oficial do Estado, no site da Ioepa e no portal do PPHIST/UFPA.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 16 =