Conecte-se conosco

Amazonas

Tanara Lauschner e Geone Maia Corrêa são eleitos reitora e vice-reitor da Ufam

A votação ocorreu nesta segunda-feira (14), das 08h às 20h, nos seis campi da Ufam (Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus e Parintins).

tanara-lauschner-e-geone-maia-

A chapa 57 – “Mudança!” venceu a Consulta à Comunidade Universitária para o cargo de reitor(a) e vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) – gestão 2025/2029. Formada por Tanara Lauschner, como candidata a reitora, e Geone Maia Corrêa, como candidato a vice-reitor, a chapa foi eleita no 2º turno com 8.089 votos, o equivalente a 52,86 % dos votos válidos. A votação ocorreu nesta segunda-feira (14), das 08h às 20h, nos seis campi da Ufam (Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus e Parintins).

No total, foram registrados 13.322 votos válidos, sendo 1.672 de docentes, 1.377 de Técnico-Administrativos(as) em Educação (TAEs) e 10.102 de discentes. Também foram computados 82 votos em branco e 89 votos nulos. Ao todo, 33.877 membros da comunidade universitária estavam aptos (as) a votar. A contagem dos votos obedeceu a paridade entre os três segmentos da comunidade acadêmica.

A chapa 25 – “Por uma UFAM que humaniza, inclui e transforma”, formada por Marco Antônio de Freitas Mendonça, como candidato a reitor, e Armando Araújo de Souza Júnior, como candidato a vice-reitor, obteve 5.062 votos, o que representa 47,14%.

A apuração foi realizada na noite de segunda-feira (14/04), no auditório da ADUA.

A atividade foi conduzida pela Comissão organizadora da consulta (formada por representantes da ADUA, Sintesam, DCE-Ufam e APG) e pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Ufam.

O prazo para interposição de recursos vai até 15 de abril (terça-feira). Para a mesma data está prevista a divulgação de eventuais resultados de recursos pela Comissão organizadora. O resultado final da Consulta será anunciado até 16 de abril (quarta-feira).

As chapas deverão entregar as prestações de contas no período de 15 a 17 de abril. Já o envio do relatório final da Consulta pela Comissão ao Conselho Universitário (Consuni) está previsto para ocorrer até o dia 22 de abril (terça-feira).

Tanara Lauschner possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (1998), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2002) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUCRJ (2010). Professora do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas desde 2002, foi Pró-reitora de Inovação Tecnológica da UFAM, foi Diretora do Instituto de Computação/UFAM (2017-2021).

Contribuiu para a criação do PPGI/UFAM, o primeiro programa de pós-graduação em informática do Norte, atualmente nível 6. Participou da revisão da Lei de Informática (8.387/1991), onde defendeu a destinação obrigatória de 0,4 dos investimentos para instituições públicas. Atuou na concepção, pesquisa e desenvolvimento de projetos sob essa lei, incluindo a coordenação geral do Projeto SUPER – Projeto Samsung/UFAM de Educação e Pesquisa (2020-2023).

Engajou-se na inclusão de mulheres na ciência, sendo consultora voluntária do Programa Meninas Digitais e cofundadora do Cunhantã Digital. Atuou na criação do ICOMP-Tech, um laboratório incubador de startups tecnológicas reconhecidas nacional e internacionalmente.

Foi Coordenadora do Fórum da Internet no Brasil (2019-2023), promovendo uma internet diversa, inovadora e alinhada a princípios de liberdade e direitos humanos. Colaborou na concepção dos editais para Centros Avançados de Inteligência Artificial, financiados pela FAPESP e CGI.br. Foi eleita pela comunidade mundial de computação para fazer parte do Board da Association for Computing Machinery (ACM).Foi conselheira do Comitê Gestor da Internet-CGI.br (2017 a 2023), do Conselho de Administração da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM) (2020-2023), do Conselho de Administração da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro Softex (2021-2023), foi Membro do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA) (2021-2025).Tem experiência na área de Ciência da Computação atuando principalmente nos seguintes temas: privacidade e proteção de dados pessoais, ética em computação, informática na educação, mulheres na ciência.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − dezesseis =