Conecte-se conosco

Cultura

Bienal das Amazônias chega a Manaus com mostra itinerante

A quinta itinerância terá obras de artistas locais e indígenas

bienal-das-amazonias-chega-a-m

FOTO: NAILANA THIELY

A Bienal das Amazônias desembarca em Manaus (AM) com a quinta Itinerância “Bubuia: águas como fonte de imaginações e desejos”, com 30 obras em exposição. A mostra terá 13 artistas, sendo nove deles manauaras e sete indígenas. A exposição também faz um diálogo com a história e a cultura do estado, por meios do trabalho de artistas como Keila Sankofa, Uyra Sodoma, Manauara Clandestina, Sãnipã, Duhigo Tucano, Iwiri-ki, Lili Baniwa, Denilson Baniwa e Paulo Desana.

A Itinerância Bubuia em Manaus começa no dia 26 de março e poderá ser visitada até o dia 30 de maio, na Galeria do Largo e na Casa das Artes. A Itinerância Bubuia em Manaus tem Patrocínio Master de Nubank e Shell, além da parceria da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, da Galeria do Largo e do Governo do Amazonas. O Instituto Cultural Vale foi patrocinador máster da primeira edição da Bienal das Amazônias, e apoiador da iniciativa.

O Vernissage da mostra itinerante será realizado na quarta-feira (26), às 19h30, na Galeria do Largo. O evento contará com uma cerimônia de defumação ancestral realizada pela Majé e ativista indígena, Dyakapiró. Mantendo as tradições dos seus povos Dessana e Tuyuca, a Majé utilizará ervas e a resina do Breu, com rezos e benzimentos, para afastar energias e maus espíritos, além de pedir por proteção para todos os que participarem do evento.

“As ecoações das minhas músicas são composições na minha língua indígena Dessana, que é uma forma de manter a língua de origem e cada rezo tem um significado de cura. O meu propósito maior também é partilhar o conhecimento do meu povo para que possamos unir as forças em prol da Paz e preservação do nosso planeta Terra, que é a nossa Mãe Natureza. Com alegria, máximo respeito e amor, estou feliz em poder somar com todos nesse movimento”, afirma Dyakapiró.

O evento contará também com a presença da curadora, Vânia Leal, e da presidente da Bienal das Amazônias, Lívia Condurú. “É muito importante para a Bienal chegar ao máximo possível de cidades da Amazônia brasileira e da Amazônia internacional. Para nós, Manaus, por sua importância histórica e cultural, é um emblema da região e não poderia ficar de fora”, afirma Lívia.

A curadora Vânia Leal conta que Manaus sempre esteve presente no planejamento para receber a Itinerância Bubuia, por se tratar de uma das capitais da Amazônia Brasileira e abrigar artistas presentes na primeira edição da Bienal das Amazônias, realizada em Belém, em 2023.

“A itinerância é feita percebendo também a questão da perspectiva cultural do lugar. A gente observa as nuances e como esses artistas irão comungar e dialogar com esse lugar. Essas escolhas são muito alinhadas com essa perspectiva da cultura do local e o que aqueles artistas estão provocando de diálogo. Entretanto, nós também provocamos o atrito. A curadoria cruza artistas e dialoga com os artistas nos espaços positivos, mas não de forma muito linear”, explica.

O primeiro workshop da Itinerância em Manaus será a “Leitura de portfólio para artistas de Manaus”, na quinta-feira (27), no Palacete Provincial. Na programação, Vânia Leal convida artistas de Manaus para um diálogo crítico sobre seus trabalhos.

“A minha expectativa é que a gente faça sempre o melhor, mantendo o padrão Bienal e, principalmente, dialogando com a cidade, porque a arte é diálogo, arte também ensina a ver. Então, esse diálogo com a cidade, para mim, como curadora, é a minha maior expectativa. Ver como esse público vai de fato interagir e também estar nesse espaço expositivo, comungando com os trabalhos que lá estarão”, resume Vânia Leal.

SERVIÇO

Vernissage Itinerância Bubuia – 1ª Bienal das Amazônias

Entrada gratuita
Data: 26 de março (quarta-feira)
Hora: 19h
Local: Galeria do Largo – Rua Costa Azevedo, n° 290

Workshop “Leitura de portfólio para artistas de Manaus”

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/4izowUD
Data: 27 de março (quinta-feira)
Hora: 10h
Local: Palacete Provincial, Praça Heliodoro Balbi s/n, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa/AM

Visitação

Entrada gratuita
Data: 26 de março a 30 de maio
Hora: quarta a domingo, das 15h às 20h.
Local: Galeria do Largo (Rua Costa Azevedo, n° 290) e Casa das Artes (Rua José Clemente, n° 564)
Site: bienalamazonias.org.br
Instagram: @bienalamazonias

 

 

Com informações da assessoria


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 7 =