Conecte-se conosco

Amazonas

Militares da FAB aliciavam pessoas para transportar drogas em aviões, diz delegada

A delegada disse ainda que ao chegar em Manaus os militares aproveitavam a facilidade na fiscalização e tiravam fotos das drogas para comprovar que haviam chegado à capital.

militares-da-fab-aliciavam-pes

Três militares da FAB (Força Aérea Brasileira), presos nesta quinta-feira (6) por policiais civis do Amazonas, recrutavam pessoas em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus) para transportar drogas até Manaus, afirmou a delegada Grace Jardim em entrevista coletiva .

“Chegamos à conclusão de que isso era feito através da Força Aérea Brasileira por meio de outras três pessoas que prendemos na segunda-feira (3 ). Três militares da FAB ajudavam nesse envio, de colocar pessoas, essas mulas, para fazer essas viagens. Eles mesmo já chegaram a levar drogas a Manaus em voos da FAB”, Grace Jardim.

“Era uma verdadeira associação. Cada um tinha uma função. A de um deles era cooptar pessoas na cidade. Claro que São Gabriel da Cachoeira é uma cidade que tem pessoas que precisam, necessitam, tem o PIB [Produto Interno Bruto] mais baixo, e aí essas pessoas eram cooptadas a levar drogas a Manaus no voo. Eles faziam a inscrição das pessoas no voo da FAB e essas pessoas levavam as drogas”, disse a delegada.

Grace Jardim disse que ao chegar em Manaus os militares aproveitavam a facilidade na fiscalização e tiravam fotos das drogas para comprovar que haviam chegado à capital. A delegada disse que os responsáveis por receber a carga ainda não foram identificados.

“Eles tiravam fotos, comprovavam que a droga chegava em Manaus, e essa pessoa que recebia ainda está em investigação. […] Eles conseguiam, por ser da FAB, uma facilidade maior nessa questão da fiscalização”, disse a delegada.

Os suspeitos também são investigados por lavagem de dinheiro. “Nós chegamos também ao financiador das drogas. O financiador movimentava milhões de reais e apenas declarava receber mil reais por mês. Chegamos ao financiador que também lavava dinheiro na cidade. Ele dizia que esse dinheiro era de meio licito, quando, na verdade, não era. Ele alugava carros na cidade”, disse Grace Jardim.

Os policiais também identificaram crimes ambientais. “Com isso, conseguimos prender cinco pessoas. Também foram expedidos mandados de busca e apreensão, desses sete mandados foram cumpridos e chegamos também à apreensão de drogas, crimes ambientais. Foram apreendidos três carros e quatro motocicletas”, disse.

A operação é desdobramento de uma apreensão de 342 quilos de drogas, ocorrida em 2024, por policiais civis e militares, em Manaus. Na ocasião, um soldado da ativa do Exército Brasileiro e outros dois ex-militares foram presos.

“Nós começamos a investigação a partir do dia 19, a partir da apreensão dos 342 quilos de drogas. Conseguimos chegar à conclusão de que isso já estava acontecendo anteriormente. Um dos voos que nós temos certeza que houve esse envio de drogas, foi no início de junho de 2024”, afirmou Grace Jardim. Os nomes dos suspeitos não foram divulgado.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − cinco =