Economia
Seis em cada dez brasileiros planejam buscar um novo emprego em 2025, revela LinkedIn
42% apostam na estratégia de se inscrever em vários processos seletivos, a fim de aumentarem suas chances.
Seis em dez brasileiros planejam procurar um novo emprego este ano. O dado é de uma pesquisa do LinkedIn, maior rede social profissional do mundo. O desejo é maior entre os profissionais iniciantes e diminui nas gerações mais velha: 68% da geração Z (nascidos entre o final dos anos 1990 e o início dos anos 2010) quer buscar um novo trabalho; 65% dos Millennials; 51% da geração X; 41% dos Boomers (nascidos entre 1945 e 1964).
Eles não têm expectativas de que a tarefa seja fácil. Mais da metade dos entrevistados considera que a busca por oportunidades ficou mais difícil no último ano, sendo que 40% afirma que os requisitos para as vagas são irreais. Por isso, 42% apostam na estratégia de se inscrever em vários processos seletivos, a fim de aumentarem suas chances.
Uma reclamação de seis em cada dez trabalhadores é que profissionais de RH, em geral, não fornecem respostas sobre os processos seletivos. Mas os recrutadores também têm dificuldades: 72% veem o mercado mais desafiador, 35% gastam entre 3 e 5 horas por dia analisando candidatos, 81% afirmam que menos da metade atende aos critérios das vagas.
A percepção pode ter base verdadeira: segundo o levantamento, 17% dos candidatos não avaliam de forma alguma se suas habilidades são compatíveis com a vaga, enquanto 26% dedicam menos de 10 minutos a essa análise. Esse comportamento pode estar relacionado à percepção de 85% dos respondentes de que uma boa indicação tem mais peso do que qualificações ou habilidades.
— Os candidatos precisam descobrir novas formas para se destacar e adaptar suas abordagens para serem mais claros e objetivos, enquanto os recrutadores devem melhorar a comunicação durante os processos seletivos para reduzir incertezas e engajar talentos de forma mais eficiente — diz Milton Beck, diretor geral do LinkedIn para América Latina e África.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário