Conecte-se conosco

Economia

Novo teto do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS entra em vigor

Na última semana, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) decidiu elevar a taxa de juros de 1,66% para 1,80% ao mês

Entrou em vigor o novo teto de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Na última semana, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) decidiu elevar a taxa de 1,66% para 1,80% ao mês. Para operações realizadas com cartão de crédito consignado, o CNPS manteve a taxa de juros em 2,46% ao mês.

O teto do consignado estava fixado em 1,66% ao mês desde junho de 2024, mesmo após o aumento da taxa Selic de 10,50% para 12,25% ao ano em setembro. A alteração ocorreu em meio à suspensão da oferta dessa linha de crédito por diversos bancos.

De acordo com dados do setor bancário apresentados aos ministérios da Fazenda e da Previdência Social, a diferença entre o custo de captação e os juros cobrados dos clientes dos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas é, em média, de 0,51% atualmente.

Baixa rentabilidade

 

Com a baixa rentabilidade dessa operação, muitos bancos interromperam a oferta do crédito consignado por meio de correspondentes bancários, canal mais oneroso para as instituições devido às comissões envolvidas.

Na reunião da semana passada, representantes do setor bancário defenderam uma proposta para elevar o teto a 1,99% ao mês. No entanto, o diretor do Departamento do Regime Geral de Previdência Social, Benedito Adalberto Brunca, justificou a decisão do governo afirmando que os riscos de inadimplência nos créditos concedidos a beneficiários do INSS são menores em comparação a outras modalidades.

Segundo o Ministério da Previdência Social, a nova taxa de 1,80% ao mês equivale a 23,87% ao ano, ou seja, 11,62% acima da taxa Selic, atualmente definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), de 12,25% ao ano.

Consulta de taxas

 

O crédito consignado é oferecido por 78 instituições financeiras conveniadas, com os valores descontados diretamente dos benefícios pagos pela Previdência Social.

Os beneficiários do INSS podem consultar as taxas cobradas por cada instituição no site oficial ou no portal Meu INSS, sem necessidade de login e senha. Para isso, basta selecionar a opção “Taxas de empréstimo consignado” na parte inferior da tela. Será exibida uma lista com os bancos e seus respectivos juros. Também é possível buscar pela instituição que o segurado quer pesquisar no alto da página, em “Pesquise por instituição”.

As informações são do Extra.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − doze =