Brasil
Faixa etária de 20 a 49 anos concentra maior número de infecções por novo coronavírus no Brasil
Dados de portal científico mostram que, no país, jovens e adultos estão desenvolvendo formas graves da doença
As infecções pelo novo coronavírus no Brasil estão concentradas em adultos de 20 a 49 anos, segundo dados do portal Covid-19 Brasil.
De acordo com O Globo, a pneumologista Margareth Dalcolmo, da Fiocruz, foi a primeira a advertir, ainda em março, que o país “rejuvenesceria” a doença, como resultado da combinação da pirâmide etária brasileira com o baixo grau de distanciamento social.
“Não estamos falando de casos leves ou assintomáticos. Nos referimos a pessoas que adoeceram com gravidade e engrossaram a triste estatística de casos confirmados. E casos confirmados em nosso país, sem testes e com altíssima subnotificação, são os mortos e os internados em hospitais com um quadro grave da Covid-19”, observa a médica.
Dalcolmo se uniu ao especialista em análises numéricas Domingos Alves, do portal Covid-19 Brasil, para investigar e analisar o impacto da doença no Brasil. O portal reúne cientistas e estudantes de várias universidades brasileiras.
O especialista em informática biomédica Filipe Bernardi destaca que, de maneira geral, as mortes no Brasil seguem a tendência mundial, de serem mais prevalentes em idades acima de 60 anos, mas “existe um significativo percentual de jovens sendo internados”.
Entretanto, o percentual de mortes observado no país para pessoas com menos de 50 anos tem sido maior do que o verificado em outros países, como Itália, Espanha e Estados Unidos. No Brasil, 7% dos mortos tinham entre 40 e 50 anos; e 3,9% entre 20 e 39 anos.
“O jovem tem mais defesas imunológicas. Por isso, morre menos, mas não quer dizer que não adoeça com gravidade. A situação está grave demais. Muita gente ainda não entendeu que o distanciamento social é a única maneira opção que temos para conter o coronavírus”, diz Dalcolmo.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário