Conecte-se conosco

Economia

Em novo recorde, Pix passa de 252 milhões de transações em um dia

Pesquisa do Banco Central mostra que ferramenta se tornou a forma de pagamento preferida entre brasileiros

regras-do-pix-mudam-a-partir-d

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Segundo informações divulgadas pelo Banco Central (BC), o Pix atingiu um novo recorde diário de operações na última sexta-feira, dia 20. Foram 252,1 milhões de transações, movimentando um total de R$ 162,9 bilhões.

O recorde anterior era de 6 de dezembro deste ano, quando foram registradas 250,5 milhões de transações financeiras.

“Os números são mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil”, destacou o BC em nota.

Forma de pagamento mais usada

 

Lançada em 2020, a ferramenta de pagamento instantâneo se popularizou entre a população, superou o dinheiro, e se tornou a forma de pagamento utilizada com maior frequência pelos brasileiros.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo BC no início de dezembro, o serviço é utilizado com maior frequência para 46% das pessoas. Além disso, 76,4% da população já usa o Pix.

Atrás do Pix vem o cartão de débito, utilizado por 69,1% da população e é o mais frequente para 17,4%.

Antes da popularização do Pix, em 2021 as cédulas e moedas eram a principal forma de pagamento para 41,7% dos brasileiros e utilizado por 83,6% da população. Atualmente o dinheiro em espécie é o meio de pagamento preferido de 22% dos brasileiros, usado por 68,9% dos respondentes.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 5 =