Economia
Confira os cinco golpes mais comuns nas compras de Natal, alerta Febraban
É preciso cuidado em meio à pressa dos preparativos para as festas. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta sobre cinco tipos de golpes mais comuns nesta época do ano.
Com a segunda parcela do 13º salário chegando nesta sexta-feira (dia 20), muitos brasileiros aproveitarão os últimos dias do ano para garantir os presentes de Natal. No entanto, é preciso cuidado em meio à pressa dos preparativos para as festas. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta sobre cinco tipos de golpes mais comuns nesta época do ano.
José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, recomenda desconfiança diante de ofertas com valores muito abaixo do mercado.
“Pesquise a média de preços em sites confiáveis e digite o endereço diretamente no navegador”, orienta.
Vendas falsas
Esse golpe é aplicado por meio de lojas virtuais e perfis nas redes sociais falsos, e-mails com promoções que não existem e mensagens de texto e de WhatsApp. Nessa tática, geralmente os produtos são oferecidos com preços muito baixos, e as lojas alegam que as compras precisam ser feitas o quanto antes devido aos estoques baixos.
Há sites que copiam marcas de empresas famosas, mudando apenas uma letra no endereço do site. Por isso, a recomendação é que o cliente faça sua pesquisa de preços e, quando escolher a loja, digite diretamente o endereço do site na barra do navegador.
Pescaria de dados
O phishing, a pescaria digital, é uma das táticas mais comuns. Por meio e-mails, mensagens de textos e páginas falsas, eles induzem os consumidores a fornecer informações pessoais, como CPF e dados bancários.
Para evitar esse tipo de fraude, evite clicar em links suspeitos e mantenha o sistema operacional e o antivírus atualizados. Além disso, verifique sempre se o endereço da página acessada está correto.
Brinde falso
Com os dados pessoais das vítimas, golpistas entram em contato alegando que têm brindes para entregar. Eles insistem para que a pessoa receba o presente pessoalmente e exigem o pagamento de uma taxa com cartão. Muitas vezes, usam maquininhas com visor danificado para enganar os consumidores ou solicitam uma selfie para “confirmação” e, na verdade, realizam uma autenticação biométrica em um aplicativo bancário.
A Febraban alerta os consumidores a não aceitarem abordagens desse tipo e que fiquem atentos a tentativas de obter fotos ou informações pessoais.
Troca do cartão
Mesmo nas lojas físicas, é preciso cuidado. Alguns vendedores mal-intencionados podem observar a senha digitada e trocar o cartão na devolução. Com esses dados, fazem compras em nome da vítima.
Nesses casos, a orientação é de nunca entregar seu cartão a outra pessoa e conferir os dados antes de finalizar a compra.
Maquininha quebrada
Há golpistas que apresentam maquininhas com o visor danificado ou escondem a tela para que a vítima não veja o valor cobrado. Os consumidores só percebem o prejuízo ao conferirem o extrato posteriormente.
Se uma maquininha estiver com a tela defeituosa, recuse o pagamento. Sempre verifique o valor exibido antes de inserir a senha.
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