Conecte-se conosco

Economia

Faturamento da indústria de transformação acumula alta de quase 18%, indicam dados da CNI

O desempenho positivo do indicador ao longo do ano se deve ao aumento da demanda por produtos industriais.

A indústria de transformação brasileira encerra 2024 com indicadores robustos que destacam um ano de recuperação e crescimento significativo. Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgados nesta terça-feira (10/12), revelam que o faturamento do setor acumulou alta de 17,8% nos primeiros dez meses do ano, comparado ao mesmo período de 2023.

Segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, o desempenho positivo do indicador ao longo do ano se deve ao aumento da demanda por produtos industriais, o que traz efeitos benéficos para o setor e para a economia.

“À medida em que a gente percebe esse aumento da demanda se traduzindo em maior faturamento, isso significa mais produção e, consequentemente, mais empregos, fazendo girar a economia com mais renda para as pessoas, mais investimentos e mais consumo”, explica.

Na passagem de setembro para outubro, o número de horas trabalhadas na produção cresceu 0,7%, aponta o levantamento. Nos dez primeiros meses do ano, frente ao mesmo período de 2023, o indicador registra avanço de 4,3%. Por outro lado, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) do setor caiu 0,3 ponto percentual (p.p.) entre setembro e outubro, chegando a 79,4%. O patamar da UCI em outubro de 2024 está 0,1 p.p. acima daquele que a CNI observou para o mesmo mês em 2023.

Emprego industrial

O emprego industrial completou 13 meses consecutivos sem quedas, com uma variação positiva de 0,1% em outubro. No acumulado do ano, o indicador cresceu 2,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Outros índices relacionados ao mercado de trabalho, como massa salarial e rendimento médio, também se mantiveram em níveis estáveis, com acumulados anuais superiores aos de 2023.

Em Ribeirão Pires, na região metropolitana de São Paulo, a Maximu’s Embalagens Especiais, por exemplo, viu o faturamento aumentar em 37% de agosto a novembro, especialmente impulsionado pela demanda do setor automotivo, principal cliente de sua carteira.

“Tivemos um ano intenso, com aumento expressivo na demanda e resultados que superaram nossas expectativas. Para 2025, o mercado demonstra um ritmo de crescimento sólido, contrastando com os anos anteriores de estagnação. Estamos nos preparando para atender novas demandas”, afirma o CEO Márcio Grazino.

“O cenário atual da indústria brasileira mostra que o setor ainda tem um vasto espaço para crescer, e estamos confiantes de que, com planejamento e inovação, podemos aproveitar essas oportunidades e contribuir para o desenvolvimento da economia”, completou.

Perspectivas para o setor

Os resultados positivos do setor reforçam a importância da indústria de transformação como motor da economia brasileira. A combinação de maior faturamento, estabilidade no mercado de trabalho e crescimento da demanda aponta para um cenário mais favorável em comparação aos anos anteriores.

Segundo a CNI, a evolução desses indicadores deve sustentar novos investimentos e a geração de empregos, consolidando a recuperação do setor em um ambiente econômico ainda desafiador. A pesquisa cobre mais de 90% do produto industrial brasileiro. A trajetória de 2024 posiciona a indústria de transformação em um patamar de maior resiliência, indicando que o setor pode continuar sendo um dos pilares da recuperação econômica do Brasil.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − cinco =