Conecte-se conosco

Economia

Dólar sobe para 2º maior valor da história com risco fiscal e medo de Donald Trump

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, caiu 1,22%, para 128.123 pontos

dolar-sobe-para-2o-maior-valor

Valter Campanato/Agência Brasil

O dólar comercial subiu 1,53% nesta sexta-feira (1º), para R$ 5,8698 na venda — o maior valor de fechamento desde 13 de maio de 2020 e segundo mais alto da história, segundo o Valor Data. Em uma semana, a alta acumulada é de 2,9%. O dólar turismo avançou 1,37%, para R$ 6,088.

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, caiu 1,22%, para 128.123 pontos.

A recente valorização da moeda americana reflete a preocupação dos investidores internacionais com a possibilidade de vitória do candidato republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. No Brasil, a demora do governo federal em divulgar as esperadas medidas de corte de gastos do Orçamento tem pesado.

No mundo todo, o dólar subiu nesta sexta (1º), estendendo um movimento de alta que dura mais de uma semana. Hoje, a moeda americana teve valorização em relação a 31 das 33 moedas mais líquidas de uma cesta monitorada pelo Valor Data. Entre essas 33, o real foi o que teve o pior desempenho.

A expectativa de que Trump vença as eleições americanas faz o dólar subir porque o republicano deve implementar medidas econômicas inflacionárias, como restringir a importação de mercadorias. Com essa previsão de preços mais altos, os investidores internacionais aumentam suas apostas de que os juros americanos podem voltar a subir no ano que vem e correm para comprar ativos de renda fixa nos EUA. Para isso, vendem moeda nos seus países de origem e compram dólares. É o chamado “Trump Trade”.

 

As informações são do UOL.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 3 =