Amazonas
Casos confirmados de Covid-19 chegam a todos os bairros de Manaus
Boletim da FVS mostra que há concentração de infectados no Alvorada, Parque Dez e Cidade Nova. Amazonas soma 1.809 casos da doença e 145 mortes
O mais recente boletim da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), divulgado hoje (17), aponta que há casos confirmados de Covid-19 em todos os bairros de Manaus, com destaque para Alvorada, Parque Dez e Cidade Nova. A capital concentra 1.531 das 1.809 infecções confirmadas no Amazonas. O restante está dividido em outros 22 municípios. O Estado tem 145 mortes confirmadas pela doença.
Com apresentação de gráfico, a diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto, destacou que o contágio, no Estado, teve curva ascendente iniciada no dia 3 de abril. Em 30 dias, o Amazonas saiu de 1 caso confirmado para 1.049 infecções. Entre 20 e 30 dias (da primeira confirmação), o número de infectados aumentou em cinco vezes. Somente na semana passada, foram contabilizados 739 pacientes de Covid-19.
Com essa velocidade de contaminação, o novo coronavírus já está presente em todos os bairros de Manaus, segundo a FVS. “Temos o vírus hoje em todos os bairros de Manaus, com concentração de casos no Alvorada, Parde Dez de Novembro e Cidade Nova. Vemos também, e era uma coisa que já nos preocupava, a disseminação pelas zonas norte e leste da cidade, inclusive com aumento de atendimento expressivo em todas as unidades de saúde que atendem essas zonas da cidade”, observou Rosemary. “Temos uma situação que já é explosiva e ficará, nas próximas quatro semanas, cada vez pior, tanto em número de casos quanto de óbitos”, completou.
Seguindo essas projeções, a secretária estadual de Saúde, Simone Papaiz, confirmou que o governo instalará, amanhã, câmaras frigoríficas em outros hospitais, a exemplo do que já foi feito no Delphina Aziz e João Lúcio. “Essa é uma notícia que nenhum gestor quer dar. Já chegamos ao ponto de discutir a forma como poderemos acondicionar os corpos, porque nenhuma estrutura no mundo está preparada para esse número avançado de óbitos”, disse.
Das 145 mortes comprovadamente causadas pela Covid-19 no Estado, 18 são em municípios do interior. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) investiga outros 34 óbitos, além de ter 240 exames de pacientes com sintomas da doença aguardando resultados.
Segundo o boletim, 386 infectados estão recuperados, enquanto 144 encontram-se hospitalizados, 87 deles em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outros 548 pacientes com suspeita de novo coronavírus também precisaram de hospitalização, sendo 131 em UTI.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário