Notícias
Avião suspeito em Território Yanomami é interceptado pela Força Aérea Brasileira
A aeronave fez um pouso em uma pista de terra e logo após o piloto fugiu do local. A Polícia Federal realizou a apreensão da aeronave.
Um avião suspeito de realizar tráfego aéreo ilícito à Terra Indígena Yanomami foi interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB), nesta segunda-feira (29/01),
Uma aeronave de modelo Cessna 182 foi identificada a cerca de 110 quilômetros a oeste de Boa Vista, em Roraima, na Zona de Identificação de Defesa Aérea (Zida), espaço sobrejacente e adjacente à Terra Indígena Yanomami.
Por não respeitar as regras da Zida, o avião passou a ser monitorado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae) e pela Polícia Federal (PF).
Após descumprimento das ordens do piloto da FAB, foi necessário que a defesa aérea realizasse o Tiro de Aviso (TAV).
A aeronave fez um pouso em uma pista de terra e logo após o piloto fugiu do local. A Polícia Federal realizou a apreensão da aeronave.
Veja o vídeo.
A medida teve por finalidade incrementar a capacidade de Defesa Aérea em uma área que compreende a Terra Indígena Yanomami e adjacências, contribuindo para o combate ao garimpo ilegal em Roraima (RR).
De acordo com o dispositivo, a Zida é composta por: uma área reservada (Área Branca); uma área restrita (Área Amarela); e uma área proibida (Área Vermelha), cabendo ao Comando da Aeronáutica a adoção das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA) contra todos os tipos de tráfego aéreo suspeitos, conforme previsto no Código Brasileiro de Aeronáutica.
O Comando de Operações Aeroespaciais (Comae) é o responsável pelo planejamento, coordenação e execução das Ações de Força Aérea voltadas para a Tarefa de Controle Aeroespacial, conduzindo os meios aéreos necessários para identificação, coerção ou detenção dos tráfegos voando no Território Nacional.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário