Conecte-se conosco

Amazonas

FVS informa: sobe para 32 o número de casos de coronavírus no Amazonas

Maioria dos casos são de pessoas que se contaminaram fora do Estado

O último boletim do governo do Amazonas, da tarde desta segunda-feira informou que subiu para 32 o número de pacientes confirmados com coronavírus no Estado. São 31 em Manaus e 1 em Parintins. Há três pacientes internados, sendo 2 no Hospital Delphina Aziz e 1 em hospital privado, segundo os dados divulgados pela diretora-presidente da Fundação da Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Pinto.

Segundo Rosemary, 90% dos casos são de pacientes que se contaminaram fora do Estado. Há outros 20 casos em investigação.

Na última sexta-feira (20), o Ministério da Saúde reconheceu a transmissão comunitária do coronavírus (Covid-19) em todo o país. É fato que nem todas as regiões apresentam o mesmo nível de transmissão. Nem por isso, a população dessa região deixará de participar do esforço coletivo que passa a ser adotado pelos brasileiros. Assim, a medida é uma estratégia para que todo o Brasil se una contra o vírus.

No Amazonas, dos 32 casos confirmados, dois são de pessoas idosas – de 70 e 83 anos -, um é uma criança de 10 anos e todos os demais são adultos na faixa dos 30 anos, segundo a FVS. O paciente de Parintins que se encontra internado no Hospital Delphina Aziz e que, até ontem de manhã, tinha quadro estável, teve a situação agravada à tarde. “Ele teve um agravamento, está sendo manejado, mas não podemos falar em prognóstico”, disse Rosemary.

A diretora-presidente do órgão estima que 80% dos casos são assintomáticos ou com poucos sintomas, mas não associou o fato a uma subnotificação. “O sistema de saúde capta os pacientes francamente sintomáticos. Esses são os que procuram a rede e captamos, mas não podemos falar em subnotificação. Nós mesmos estamos solicitando que qualquer pessoa que tenha sinais de gripes mais leves para não sair, para reduzir os riscos de transmissão do coronavírus ou de qualquer vírus respiratório”.

Na coletiva, Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e FVS afirmaram que não há notificação de casos notificados de infecção pelo novo coronavírus em indígenas no Estado e que também não há registro de médicos contaminados no exercício da profissão.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − dois =