Conecte-se conosco

Amazonas

FVS confirma segundo caso de Covid-19 no AM e descarta suspeita de médico que esteve no interior

Órgão esclareceu que caso de médico, que afirmou ter recebido resultado positivo em exame feito pela Fiocruz, foi descartado em contraprova do Lacen

O Amazonas tem dois casos confirmados de Covid-19. A informação é da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), que descartou o caso do vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Jacob Cohen, que se declarou contaminado ao Portal do Marcos Santos, após ter feito, segundo ele, exame na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manaus.

O segundo paciente confirmado é um homem, de 55 anos, que, ontem, anunciou nas redes sociais que tinha testado positivo para a doença causada pelo novo coronavírus.

O nome do homem não foi divulgado pelo órgão, mas a descrição indica que se trata do diretor da Fiocruz/Amazônia, Sérgio Luís Bessa. Ao se declarar infectado, ele informou ter feito o exame, na própria instituição por ele dirigida, após chegar, assintomático, de viagem à Espanha, no último dia 15. Bessa se encontra em isolamento domiciliar.

As amostras do paciente só foram analisadas ontem pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), após circular nos sites e redes sociais a informação de que havia outros dois casos confirmados no Estado. A FVS disse que não tinha sido informada dos resultados até ontem.

O outro caso, do médico e vice-reitor da Ufam, Jacob Cohen, foi descartado pelo Lacen, após o resultado positivo da Fiocruz.

Em coletiva de imprensa virtual, a diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto, divulgou que, desde 29 de fevereiro, o Amazonas registrou 44 notificações de suspeitas do novo coronavírus, das quais 39 foram descartadas. Três estão sendo investigadas e há duas confirmações.

O primeiro caso confirmado de coronavírus no Estado foi de uma mulher de 39 anos, que retornou de uma viagem a Londres, no dia 11 de março. Segundo a FVS, ela já está recuperada e fora do período de transmissibilidade da doença.

Brasil

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 16h40 desta quarta-feira (18), 392 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 19 estados e no Distrito Federal. Em São Paulo, foi registrada a 3ª morte pelo coronavírus no Brasil, confirmada nesta quarta pelo governo estadual.

O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde de terça-feira, contabiliza 291 infectados.

Nesta quarta, a secretaria de Saúde de Goiás confirmou 12 casos do coronavírus, e a da Bahia anunciou o 18° infectado. O governo de Tocantins confirmou o primeiro caso no estado e o Rio de Janeiro confirmou em coletiva que são 49 casos até o momento. O Pará registrou o primeiro caso de infecção por coronavírus.

Já no Distrito Federal, a secretaria de saúde confirmou 34 casos. Em Minas Gerais, o número chega a 19 infectados em todo o estado, 10 estão na capital.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 5 =